Fazer um intercâmbio ou turismo, o que vale mais a pena?
Fazer um intercâmbio ou turismo, o que vale mais a pena?
15 de Abril de 2017
Intercâmbio no Canadá
Intercâmbio no Canadá: planejamento básico para estudar no país
2 de Maio de 2017
Mostrar tudo

Como escolher o destino ideal para o seu Intercâmbio

Como escolher o destino ideal para o seu Intercâmbio

Como escolher o destino ideal do seu intercâmbio? O mundo é tão grande e você certamente tem uma lista enorme de lugares para os quais gostaria de viajar. Quando se fala em intercâmbio, essa talvez seja a decisão mais importante durante o planejamento. Afinal, você fará parte de um novo lugar durante o período que passar fora.

 

Então vamos lá, tentar encontrar o seu destino ideal!

escolha-destino-ideal2

 

Objetivo

Para começar, vamos entender qual o objetivo do seu intercâmbio – você quer apenas estudar, estudar e trabalhar, viajar a turismo ou estudar e permanecer para trabalhar? Se a sua resposta envolve trabalhar, saiba que as suas opções de destino ideal diminuem. No geral, trabalhar e estudar é permitido apenas na Nova Zelândia, Austrália e Irlanda. Estudantes universitários ou de cursos profissionalizantes podem trabalhar também no Canadá, Inglaterra, Estados Unidos e alguns países da Europa.

 

Idioma

Junto com a decisão do destino ideal deve caminhar a escolha do idioma. Se você quer aprender francês, obviamente seu leque acaba diminuindo, variando entre algumas cidades da França, Montreal e poucos outros lugares possíveis de se exercitar diariamente o idioma. Mas o inglês é uma língua universal e pode ser encontrado em muitos países. Para isso, é necessário saber o tempo de sua estadia, pois ele mexe no seu orçamento e também interfere na possibilidade de trabalho.

É fundamental lembrar que cada país segue suas tradições e tem seus próprios costumes, e se algo comum em determinado país não lhe agradar, como a alimentação no dia a dia, você certamente deve evitar considerá-lo. Afinal, você não pode ir pro Japão e esperar se alimentar como no Brasil, certo?!

 

Acesso

A política de acesso determinará o sucesso do seu programa de intercâmbio. A retirada do visto, passaporte e a permissão para trabalhar são processos burocráticos que devem ser solicitados bem antes da viagem. Para os Estados Unidos, por exemplo, recomenda-se que o visto seja pedido com antecedência de pelo menos 120 dias. Ou seja, 4 meses que antecedem a viagem.

Como escolher o destino ideal para o seu Intercâmbio

Personalidade

Por último, para escolher o seu destino ideal você precisa se conhecer. O que você gosta de fazer no tempo livre? Pegar um bronze nas praias de Cape Town, fazer compras em Nova York, viajar para cidades próximas na Europa ou se aventurar em Sydney? O que a cidade pode disponibilizar para lhe entreter nas horas vagas deve ser levado em conta. Um fator também importante é o clima do destino – você, amante do calor, está disposto a viver em temperaturas amenas e com possibilidade de neve? Ou você, que gosta do frio, viveria em um lugar com sol escaldante e clima tropical?

 

O ideal é que o seu estilo de vida esteja em harmonia com as peculiaridades da cidade que você escolher! E pronto, assim fica mais fácil de saber um possível destino para o seu intercâmbio!

E aí já sabe onde vai fazer seu intercâmbio?

Faça o download do Manual do Estudante da Águia Intercâmbios