A gastronomia de Bologna, Itália - Águia Intercâmbios
ESPECIAL 2 anos Águia – Grupo Teens em Londres
18 de setembro de 2017
As vacinas exigidas para viagens ao exterior
2 de outubro de 2017
Mostrar tudo

Bologna é o destino certo para quem quer aprender tudo sobre a irresistível culinária da Itália! Considerada a capital gastronômica do país, a cidade é dona de um incrível e variado cardápio, com muitos pratos e alimentos provenientes da região da Emília-Romanha. Não é à toa que Bologna foi carinhosamente apelidada como La Grassa (a gorda)! Os próprios italianos consideram a comida de Bologna a melhor da Itália. Então se a sua intenção é aprender mais sobre a gastronomia italiana na prática, saiba que as aulas de culinária são muito comuns na cidade. Mesmo assim, é sempre bom ter uma pequena noção do que te espera! A fartura é tanta que fica difícil saber por onde começar, mas vamos lá:

 

Pratos

A começar pela marca registrada de Bologna, o famoso molho à bolonhesa, encorpado na massa do prato, o tagliatelle, consumido pelos italianos no lugar do spaghetti. Com massa feita apenas de farinha italiana e ovos frescos, cor bem amarelada e molho de carne cozinhado por horas, o ‘’tagliatelle al ragu’’ virou o símbolo da região por transmitir a verdadeira essência do sabor da Itália com poucos ingredientes. Mas obviamente não é só dele que se baseia a fama de Bologna de centro gastronômico do país.

Os tortellinis e tortellonis são outros tipos de massa muito consumidos na cidade, podendo ser recheados com ricota, abóbora, espinafre ou com alguma proteína, como o tortellini di carne in brodo (em caldo de carne). E você achou que não íamos falar de lasanha? Se enganou! A lasanha verde, com massa de espinafre, recheio de carne moída e molho à bolonhesa também não pode faltar em um menu clássico da região.

 

Doces e salgados

Em formato de pizza, o piadina é o pão típico da região, geralmente recheado com queijo stracchino, presunto de parma e alface. Mas não seria tão simples assim, ele tem uma frigideira especial para aquecê-lo!

 

E não seria Itália se não falássemos de sorvete, não é mesmo? O sorvete é característica de qualquer cidade do país, mas em Bologna ele ganha um toque de cremosidade. Outra receita muito famosa é a zuppa inglese, sobremesa com consistência de pavê que leva biscoito inglês, rum ou licor, creme e chocolate. Para acompanhar, um lambrusco, vinho frisante tinto e o spritz, drink de verão feito com aperol.

 

Ingredientes

A cidade é o berço da mortadela, produzida sem corantes, estabilizantes e com o selo IGP (Indicação Geográfica Protegida). Esse selo é responsável por proteger os produtos locais e valorizar sua autenticidade. Assim como a mortadela, o presunto, salame e cotechino (embutido de carne de porco) também são fortemente produzidos na região. Bologna ainda vive do vinagre balsâmico de Modena, carnes e queijos, como a muçarela de búfala, o squacquerone – queijo fresco e cremoso – e claro, o rei de todos eles, o queijo parmesão. O parmigiano reggiano é o toque final gracioso para qualquer prato de massa consumido no país. Como não amar?

 

Imergir na gastronomia de um país ou região é uma das melhores formas de conhecê-lo! Participe do intercâmbio de inglês e culinária em Bologna da Águia Intercâmbios! Saiba mais clicando aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *