Fazer um intercâmbio ou turismo, o que vale mais a pena?

Visita Internacional – Torquay International School
7 de dezembro de 2015
Como escolher o destino ideal para o seu Intercâmbio
Como escolher o destino ideal para o seu Intercâmbio
20 de Abril de 2017
Mostrar tudo

Fazer um intercâmbio ou turismo, o que vale mais a pena?

Fazer um intercâmbio ou turismo, o que vale mais a pena?

É muito comum estudantes terem dúvida na hora de escolher entre o intercâmbio e a viagem a turismo. Apesar de exigirem planejamento e organização da mesma maneira, fazer intercâmbio e fazer turismo envolvem objetivos um pouco diferentes.

 

Viagem de Intercâmbio

Viagem de Intercâmbio

No intercâmbio, pessoas são levadas a viajar para determinado destino com a finalidade de estudar e desenvolver o idioma local, estudar sobre sua profissão ou executá-la em um período que pode variar entre semanas, meses e até anos. Quem deseja melhorar um segundo (3º, 4º…) idioma também opta pelo intercâmbio. Quem escolhe o intercâmbio como forma de conhecer novas culturas deve saber conviver diariamente com pessoas diferentes e fazer contato em uma língua na qual não está acostumado. Ou seja, a comunicação é o principal objetivo.

Viagem de Intercâmbio

Já os que escolhem o intercâmbio para trabalhar, optam por adquirir experiência em determinada área, além de receber um dinheiro extra no fim do mês para pagar o intercâmbio, alimentação, passeios e por aí vai.

Fazer intercâmbio demanda estudo e responsabilidade extra, aumenta seu valor profissional e proporciona experiências com pessoas de várias nacionalidades. Pessoas com costumes e tradições diferentes das suas. Assim como a viagem de turismo, o intercâmbio é prazeroso, aliando a rotina de estudos a programas de lazer. Você pode fazer passeios a pontos turísticos e atividades sociais de integração entre os alunos organizadas pela escola. Não esqueça das atividades esportivas, vida noturna, compras e até pequenas viagens a cidades e países próximos.

 

Viagem a Turismo

Em uma viagem a turismo, é menos provável que o viajante desenvolva habilidades e se aprofunde em certo idioma devido às suas outras prioridades. A viagem de turismo pode ter diversas finalidades, como por exemplo, o turismo de compras, onde o foco do viajante é o consumo, o turismo cultural, com o fim de passear e conhecer as atrações turísticas do seu destino, e até mesmo o turismo religioso, para grupos que se encontram em situações especiais. Por esse motivo, é considerado turista quem sai do seu país por um período de até 12 meses, sem a intenção de praticar alguma atividade remunerada.

Viagem a Turismo

O mais importante a se levar em consideração é o orçamento! Mas o tempo disponível e qual o retorno esperado do investimento também devem ter um grande peso na sua escolha. Caso já tenha um destino definido, pesquise sobre as vantagens do intercâmbio e do turismo no país que você pretende visitar.

De qualquer forma, viajar acrescenta uma bagagem cultural e crescimento pessoal que bem material nenhum consegue proporcionar.

Agora nossa dica mais importante! Viaje sempre que tiver oportunidade. Com certeza você voltará cheios de histórias e experiências únicas!

Faça o download do Manual do Estudante da Águia Intercâmbios

  • Gostei.

    • Lilian Nogueira

      Oi Bianca!
      Sou suspeita, mas em minha opinião INTERCÂMBIO!!! pois alem de vc também fazer Turismo, você está investindo em seus conhecimentos e seu currículo, sem falar de uma porçao de outras coisas!
      beijocas,
      Lilian