Os destinos mais baratos para fazer intercâmbio
9 de novembro de 2017
Programa de voluntariado na Índia
20 de novembro de 2017
Mostrar tudo

Os principais exames de proficiência em inglês

Você com certeza já deve ter ouvido falar dos exames de proficiência e de sua importância. Os exames servem para a obtenção de um certificado que comprova o conhecimento e a fluência do estudante em determinada língua estrangeira. A certificação é imprescindível para ingressar em cursos profissionalizantes no exterior, concorrer a vagas de empregos em multinacionais e garantir a bolsa de estudos em renomadas universidades. No caso do inglês, existem 3 principais certificados de proficiência. Os exames avaliam separadamente as habilidades de leitura, escrita, compreensão auditiva e conversação. Cada um tem suas peculiaridades – como por exemplo, o sistema de notas.

Vamos conhecer melhor as suas opções?

 

TOEFL

Administrado pelo ETC (Educacional Testing Service), o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é reconhecido por mais de 10 mil faculdades, agências e outras instituições de mais de 130 países. Os exames são aplicados em escolas de inglês conveniadas e duram cerca de 4 horas e meia, sendo dividido em 4 partes:

  • Reading (36 a 56 perguntas)
  • Listening (34 a 51 perguntas)
  • Speaking (6 tarefas)
  • Writing (2 tarefas)

O TOEFL tem validade de dois anos. A nota é de 0 a 120 pontos, sendo aprovado acima de 60.

 

IELTS

Criado pela universidade Cambridge e administrado pelo British Council, o IELTS (International English Language Testing System) também é reconhecido por mais de 10 mil instituições pelo mundo, sendo amplamente prestigiado na Europa. O exame é feito com a intermediação de um examinador e dura em média 2 horas e 45 minutos. Ele é dividido em 4 partes:

  • Listening – 30 minutos
  • Reading – 60 minutos
  • Writing – 60 minutos
  • Speaking – 11 a 14 minutos

O IELTS tem validade de dois anos. A nota é de 0 a 9 pontos, com a nota mínima de 6 pontos.

 

Cambridge

O Cambridge English Language Assessment é aceito por mais de 20 mil empregadores, governos e universidades do mundo, com mais de 100 anos de experiência. Existem vários testes para diferentes finalidades, entre eles o FCE (First Certificate in English), o CAE (Advanced English) e o CPE (Proficiency), que dependem do nível de conhecimento do estudante.

Os exames duram em média 4 horas e também são divididos em listening, writing, reading e speaking.

Existem cursos no exterior voltados exclusivamente para desenvolver as habilidades necessárias e preparar o aluno para os testes. Quer saber mais? Fale com a Águia Intercâmbios!