As tradições de Natal ao redor do mundo
12 de dezembro de 2017
As festas típicas mais famosas da Europa
12 de dezembro de 2017
Mostrar tudo

As tradições de Ano Novo ao redor do mundo

Ano novo, vida nova. São muitas as superstições que rondam as festividades de Réveillon. Normal, afinal, todo mundo quer estar preparado para receber o próximo ano da melhor maneira possível! Se no Brasil é comum pular as 7 ondinhas e vestir branco, outros países também preservam suas tradições. Vamos conhecê-las?

 

Espanha

Se o ano tem 12 meses e meia-noite marca 12 badaladas no relógio, os espanhóis comem 12 uvas na noite do ano novo. A tradição é vista como sorte para cada mês do ano novo.

 

Áustria

Os austríacos usam o chumbo derretido em água para determinar os acontecimentos do ano seguinte. Se a figura formada for uma bola, a pessoa terá sorte. Se a figura que aparecer for em formato de âncora, significa que a pessoa passará por alguma dificuldade e precisará de ajuda. Já se aparecer uma cruz, a pessoa pode morrer no próximo ano.

 

Holanda

Apesar de enfrentarem o inverno durante o Réveillon, os holandeses não se deixam intimar pelas temperaturas negativas das águas. Eles se reúnem em lagos, canais e no Mar do Norte para mergulhar e festejar a virada do ano. Em algumas cidades da Holanda, outra tradição é acender fogueiras públicas para queimar árvores de Natal.

 

Alemanha

A tradição alemã envolve o porco, animal símbolo da riqueza, fertilidade e fartura. Além de assarem o leitão para a ceia, os alemães decoram a mesa de jantar com porcos em miniatura feitos de marzipã, açúcar e massa de chocolate.

 

Estados Unidos

Revivendo os festivais romanos de ‘’Saturnalia’’, os Estados Unidos adotaram a tradição do beijo da meia-noite para celebrar a virada do ano.

 

Dinamarca

Na Dinamarca, a meia-noite significa quebrar pratos nas portas de amigos para provar a amizade e a lealdade. Os dinamarqueses também costumam pular de cadeiras como forma de se livrar dos maus espíritos e atrair boa sorte.

 

Japão

No Japão, as famílias penduram cordas feitas de palha na frente de suas casas para atrair felicidade e afastar os espíritos malignos. Os japoneses recebem o ano novo com muitas gargalhadas para ter boa sorte.

 

Equador

Por aqui só é necessária uma mala vazia para a tradição. Os equatorianos costumam dar uma volta no quarteirão com o item como forma de atrair muitas viagens para o próximo ano.

 

Escócia

Assim que o relógio soa meia-noite, os escoceses saem de suas casas para cumprimentar vizinhos, amigos e familiares, o que gera uma baita correria nas ruas. Eles ainda levam uísque, moeda, sal e carvão como presentes que simbolizam saúde, dinheiro, prosperidade e bom humor.

 

Rússia

Os russos cultivam o costume de escrever seus desejos para o ano novo em um papel para queimá-lo e colocá-lo na taça de champanhe que será usada para brindar à meia-noite.

 

Tailândia

O ano novo é comemorado com uma guerra de água na Tailândia! Os tailandeses jogam baldes ou bexigas de água uns nos outros como forma de se benzer para a virada do ano.

 

O que achou de todas essas superstições? Você pratica alguma? Conta pra gente nos comentários abaixo!