Por que morar e estudar em Buenos Aires?
5 de dezembro de 2017
As tradições de Ano Novo ao redor do mundo
12 de dezembro de 2017
Mostrar tudo

As tradições de Natal ao redor do mundo

O mundo inteiro se ilumina com a chegada do Natal! Cada país preserva as suas tradições para comemorar a data, e conhecê-las é uma forma de fazer parte e aprender um pouco sobre a cultura de outros lugares.

 

Filipinas

A comemoração nas Filipinas é a maior de todo o mundo: ela dura cerca de 4 meses! Já em setembro começam a tocar as músicas tradicionais por todo o país, enquanto no sábado anterior ao Natal acontece o Gigante Festival das Lanternas. Iluminadas por lâmpadas elétricas que brilham com padrões caleidoscópicos, as lanternas fazem parte de uma competição entre aldeias na briga para construir a mais bonita.

 

Finlândia

Os finlandeses acreditam que o verdadeiro Papai Noel mora ao norte do país. Por esse motivo, as preparações para o Natal são levadas bem a sério na Finlândia. Antes do jantar da véspera, as famílias costumam ir às saunas, enquanto depois da ceia, a tradição é ir ao cemitério e acender velas aos já falecidos.

 

Japão

O Natal é um conceito relativamente novo neste país. No Japão, a data é comemorada com um jantar regado a frango frito da Kentuchy Fried Chicken. Outro prato típico da data é o ‘’Christmas Cake’’, um bolo de creme coberto por morangos e enfeitado com chocolates e marzipan.

 

Alemanha

No dia 6 de dezembro é comemorado o dia de São Nicolau, o precursor do Papai Noel. Nicolau é o encarregado de presentear as crianças que se comportaram com brinquedos, doces ou tangerinas, enquanto quem não se comportou recebem carvão em seus sapatos. Diferente do bom velhinho, São Nicolau era alto, magro e usava uma batina branca.

Outra tradição alemã de Natal é o Adventskranz, uma coroa de ramos de pinheiros decorada com quatro velas, acesas uma a uma durante os quatro domingos que antecedem o Natal.

 

Suécia

A figura mítica do Bode de Natal representa a transição e o início das festividades da Suécia. Desde 1966, uma cabra natalina feita de palha enfeita a praça do centro da cidade de Gävle. A população semeia a tradição de atear fogo no ornamento.

 

Itália

O personagem mais querido pelas crianças da Itália é a bruxa do bem, conhecida como ‘’La Befana’’. Reza a lenda que a bruxa estava muito ocupada enquanto os Reis dos Magos visitavam o menino Jesus e por isso ela só aparece alguns dias depois do Natal com os presentes.

 

Austrália

Na Austrália, a data foi adaptada para ser celebrada no clima de verão. Ao invés de reunirem a família em casa, muitos optam por passar o Natal nas praias ou campos do país, com direito a um completo piquenique.

 

Espanha

Na Espanha, a tradição mais forte é a montagem do presépio. Uma vela é acesa ao lado do menino Jesus na virada do dia 24 de dezembro. Os presentes demoram um pouco a chegar para as crianças espanholas: eles são entregues pelos três reis magos no dia 6 de janeiro.

 

BÔNUS

Enquanto no Brasil e nos Estados Unidos o Papai Noel chega em um trenó guiado por renas, na Austrália quem puxa o carrinho são os cangurus! Já na Holanda, o bom velhinho chega a cavalo, enquanto na Suíça ele se desloca montado em um burro. Para combinar com o clima tropical, o Papai Noel tem que chegar no Havaí remando uma canoa.