As vacinas exigidas para viagens ao exterior
A gastronomia de Bologna
25 de setembro de 2017
10 dicas para arrumar a mala perfeita de intercâmbio!
10 de outubro de 2017
Mostrar tudo

As vacinas exigidas para viagens ao exterior

No post a seguir, vamos falar sobre um assunto de extrema importância, mas pouco comentado quando se trata de intercâmbio: a vacinação. Verificar as vacinas necessárias para viajar é um dos primeiros itens a se considerar na hora do planejamento. Afinal, em alguns casos, não dá pra deixar pra última hora! Então se prepare para viajar sem preocupações!

 

Certificado International de Vacinação ou Profilaxia

Em primeiro lugar, o viajante precisa adquirir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Como a carteirinha de vacinação brasileira não tem validade no exterior, o CIVP substitui o documento. Ele pode ser emitido sem custos em qualquer Centro de Orientação ao Viajante, basta portar um documento original com foto e o Cartão Nacional de Vacinação.

Tendo o seu CIVP em mãos, você poderá se dirigir a qualquer posto de saúde para tomar as doses indicadas ou exigidas para o seu destino. Falando nisso, é fundamental que você saiba anteriormente quais são elas!

 

Febre amarela

Não existem muitas exigências para viajar. A maioria das vacinas são apenas recomendações. A vacina contra a febre amarela é uma das poucas exigidas por diversos países ao redor do mundo, como Austrália, Malta, África do Sul e Peru. O Brasil – especialmente o Norte e o Centro-Oeste – é considerado uma área de risco quando se trata de febre amarela. Consequentemente, todos os brasileiros que visitarem países que exigem a vacina, devem se proteger contra a doença.

A vacina contra a febre amarela precisa ser tomada com no mínimo 10 dias de antecedência da viagem, para garantia total de imunidade do viajante, com validade de até 10 anos.

 

Outras doenças

Vale lembrar que cada país tem suas particularidades. Apesar da vacina contra a febre amarela ser uma das poucas obrigatórias, alguns países fazem suas próprias exigências. A Arábia Saudita, por exemplo, exige as vacinas contra a poliomielite e doença meningocócica. Enquanto isso, alguns países da Ásia exigem a vacina contra a Hepatite A. Ela é tomada em 2 doses, com intervalo de 6 meses.

 

Recomendações

Para os viajantes que preferem se prevenir de todo jeito, existem as vacinas recomendadas contra doenças comuns em cada país. Para países da Ásia e África, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda vacinas contra cólera, hepatite A, raiva e febre tifoide. Já para países da Europa, é interessante tomar a vacina contra o sarampo (tríplice viral) eficaz também contra a rubéola e caxumba.

 

A lista completa das vacinas exigidas e recomendadas em cada país você confere aqui.

 

E você, já está com a vacinação em dia?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *