Banhada pelo Mar do Caribe, a Riviera Maya é um fascinante refúgio que se estende ao longo de 130 quilômetros do litoral do México. A região foi criada em 1999 para atrair turistas com sua privilegiada natureza, praias paradisíacas, cidades coloniais, sítios arqueológicos, reservas ecológicas e infinitos cenários de tirar o fôlego. Visitar a Riviera Maya é garantia de uma experiência completa, explorando o melhor do território mexicano! A Águia Intercâmbios te indica 10 atrações imperdíveis da região:
Playa del Carmen
Em pleno centro da Riviera Maya está Playa del Carmen, uma pequena cidade de atmosfera latina e uma bela praia. O clima tranquilo de suas praias contrasta com o agito da 5ª Avenida, local que concentra restaurantes, lojas, baladas e bares da região. Playa del Carmen encontra-se próxima de outras atrações, como Cozumel e Tulum.
Xcaret
O Xcaret é o mais famoso parque ecológico da Riviera Maya. Apesar de apresentar a cultura mexicana, o destaque fica por conta das 40 atrações do local. Entre elas, rios subterrâneos, piscinas e vários animais da fauna mexicana. No entanto, o tour de snorkeling e o nado com golfinhos estão entre as atividades mais requisitadas.
Tulum
A localização privilegiada para o mar do Caribe foi aproveitada pelos maias, que construíram uma grandiosa fortaleza em um morro da região. Os resquícios da antiga civilização, principalmente do Templo de los Frescos e o Castelo, têm uma vista espetacular, criando uma das mais bonitas paisagens da Riviera Maya.
Cozumel
Situada a 19 quilômetros da costa, a ilha de Cozumel se estabeleceu como um dos melhores destinos de mergulho. As águas cristalinas permitem visibilidade de 30 metros ou mais dos recifes de corais e da rica biodiversidade da região. A maior ilha do México ainda tem seu interior coberto por vegetação e formações rochosas, perfeito para trilhas na natureza.
Akumal
A tradução de Akumal resume a principal atração da pequena região: a concentração de tartarugas-marinhas que nadam perto da areia. A praia de Akumal é considerada uma das mais tranquilas da Riviera Maya, sem deixar de oferecer a estrutura de luxuosos resorts e charmosas lojas. Por lá, ainda é possível mergulhar em cavernas, como a gruta de Aktun Chén.
Sian Ka’an
A Reserva da Biosfera de Sian Ka’an é a maior área protegida do Caribe, compreendendo praias, dunas, cenotes, uma barreira de coral e florestas tropicais com mais de 1000 espécies de animais e de plantas. Em seu interior, estão sítios arqueológicos com vestígios da cultura da antiga civilização maia.
Cobá
Construída em plena selva mexicana, Cobá foi uma das maiores cidades maias. Nela, o visitante pode conhecer as ruínas de duas grandes pirâmides, a Nonuch Mul e o Templo das Igrejas. Cobá ainda preserva as quadras esportivas onde os maias jogavam pelota, esporte e ritual religioso da civilização pré-colombiana.
Río Secreto
Como o próprio nome sugere, o Río Secreto é um rio subterrâneo de águas cristalinas, cercado por formações calcárias típicas de cavernas. Seguindo o curso d’água, é possível explorar a beleza hipnotizante e ainda aprender sobre a história geológica da região.
Cenote Dos Ojos
Conhecidas como cenotes, as cavidades naturais que conectam a superfície com águas subterrâneas são muito comuns no México. Entre Tulum e a Playa del Carmen encontra-se uma das mais famosas cavidades, o Cenote dos Ojos. A caverna forma uma piscina natural de águas azul-turquesa, na qual o visitante pode nadar e apreciar a flora do local.
Xel-Há
O Xel-Há oferece diversas atrações à beira de um incrível aquário natural, de águas calmas e rica vida marinha. Por lá, há áreas de descanso, atividades aquáticas e paisagens típicas da Riviera Maya, com rios, cenotes, selvas e vestígios maias.
Que tal visitar todas essas atrações e ainda aprender espanhol durante 2 semanas na Riviera Maya? Confira o programa da Águia Intercâmbios aqui.