Como escolher a hospedagem ideal para um intercâmbio

Vantagens de fazer um intercâmbio em família
13 de novembro de 2020
Saiba mais sobre os principais exames de proficiência de francês
27 de novembro de 2020
Mostrar tudo

Como escolher a hospedagem ideal para um intercâmbio

Viajar para outro país e ter a oportunidade de aprender e praticar outra língua e enquanto se vivencia a cultura e os costumes de outra nação é uma experiência sem igual. Ao fazer um intercâmbio, é importante avaliar uma série de fatores para que as expectativas sejam atendidas. Isso inclui a hospedagem. Mas, como escolher a hospedagem ideal para um intercâmbio?

Para te ajudar, nós te explicamos como funcionam algumas das formas de hospedagem mais conhecidas. Confira abaixo! 

Residência estudantil (student housing)

Este tipo de hospedagem está entre os mais populares, principalmente para quem vai fazer intercâmbio estudantil, por ser uma alternativa financeiramente acessível. Student housing é uma casa compartilhada, onde os quartos podem ser divididos ou privados, e os demais ambientes, como cozinha e banheiro, são comuns a todos.

É uma ótima chance de fazer amizade com pessoas de diferentes nacionalidades, mas que buscam a mesma experiência. A troca de conhecimento irá agregar muito! 

Homestay (host family)

Esta acomodação é conhecida como “casa de família”. É uma ótima oportunidade de imersão cultural, já que permite a convivência com nativos do país durante boa parte do tempo em que se fica na casa escolhida, sendo possível entender melhor a rotina das pessoas que são do país.

Caso realize seu intercâmbio por meio de uma agência, as famílias que hospedam passam por uma avaliação e seleção, para garantir sua segurança e seu conforto. 

Apartamento compartilhado (aluguel de quarto)

Os apartamentos podem funcionar de duas formas. Dá para morar sozinho, dependendo do país. Isso pode proporcionar maior liberdade. Também é possível alugar um quarto num lugar onde já moram outras pessoas.

Hostel (albergue)

Os hostels e albergues são mais procurados por intercambistas que pretendem passar um período de tempo menor no país. Funcionam basicamente como um hotel, com a diferença de que os quartos são compartilhados e nem sempre é possível escolher com quem vai dividir o cômodo.

A maior vantagem desse tipo de hospedagem é o custo-benefício, já que essa alternativa sai bastante em conta financeiramente. Além disso, é a oportunidade ideal para conhecer pessoas de diferentes lugares do mundo. 

Campus universitário

As universidades no exterior dispõem de espaços para acomodar intercambistas com dormitórios que podem ser individuais ou duplos. Dá para poderá aproveitar os espaços da instituição onde se estuda, como refeitórios, bibliotecas, quadras de esporte, academias e outros. Porém, é necessário respeitar as regras da universidade, incluindo as de visitação de terceiros e horários de entrada e saída. 

Hotel

Entre todas as opções, esta pode ser a mais cara e menos vantajosa no quesito interação com outras pessoas. Mas, se você tem condições financeiras e prefere ter mais privacidade e liberdade, o hotel é uma boa opção.

A Águia Operadora te auxilia no planejamento e roteiro de intercâmbios, ajudando no processo de escolha da forma de hospedagem que melhor se adequa às necessidades de cada um. Entre em contato para saber mais informações e garantir que sua viagem seja perfeita.