10 passeios imperdíveis em Cape Town e arredores
16 de março de 2018
Tudo sobre o Grupo de Malta da Águia em 2018
28 de março de 2018
Mostrar tudo

A cultura de museus em Berlim

Estudar em Berlim é se deparar diariamente com um dos cenários culturais mais ricos do mundo! A capital da Alemanha reúne mais de 175 museus que se dedicam a contar a intensa história do país. A elevada qualidade arquitetônica e artística dos museus da cidade abrange as mais diversas temáticas, desde jogos de computador até tesouros da antiguidade.

Confira a lista de museus imperdíveis para visitar em Berlim:

 

Ilha dos Museus

Ao norte do Rio Spree, a Ilha dos Museus agrupa um conjunto de 5 museus de extrema relevância. O local declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999 possui outros pontos interessantes, como a Catedral de Berlim. Entre os museus, estão:

 

Museu Antigo

O Museu Antigo foi o primeiro museu a ser construído, sendo o ponto de partida da região. A ideia original era que o local abrigasse todas as coleções de arte de Berlim. Atualmente, o Altes Museum exibe a coleção de antiguidades clássicas da Grécia, Roma e Etrúria.

Museu Pergamon

O Museu Pergamon foi o mais recente a ser construído na ilha e coincide por ser o mais visitado de Berlim. É nele que se encontram peças de arte antigas e reconstruções arqueológicas fascinantes, como o famoso Altar de Pérgamo, uma das maiores e mais importantes riquezas da cidade.

Museu Bode

O Museu Bode foi construído com design requintado para exibir tesouros da arte bizantina dos séculos 3 ao 15, como mosaicos e objetos religiosos, além de diversas esculturas. Entre elas, a Pazzi Madonna de Donatello e a Dançarina de Antonio Canova. O local também exibe uma grande coleção de moedas.

Novo Museu

Parcialmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, o Novo Museu foi reconstruído com elementos modernos e antigos para não perder sua essência. O acervo do museu conta com uma ampla coleção de arte egípcia, antiguidades clássicas e o Busto de Nefertiti, uma das peças mais copiadas do Egito Antigo.

Antiga Galeria Nacional

Inspirado na Acrópolis de Atenas, o edifício da Antiga Galeria Nacional remete à um templo de imponentes colunas e escadarias. Em seu interior, coleções de pinturas e esculturas europeias do expressionismo, modernismo e outros estilos artísticos estão expostas.

 

A vida artística de Berlim vai muito além da Ilha dos Museus. Outros museus espalhados pela cidade valem muito a visita como experiência e forma de conhecimento:

 

Memorial do Muro de Berlim

Quer entender o surgimento, a história e a estrutura do Muro de Berlim? A estrutura de concreto que dividiu a Alemanha em duas ganhou um memorial onde também é possível avistar os restos da construção. O memorial conta com imagens, informações, placas de visualização da obra original e placas de nível com visão aos túneis de fuga.

 

Museu Histórico Alemão

Em uma construção antiga usada como arsenal por militares da Prússia funciona o Museu Histórico Alemão. Com um acervo de mais de 8 mil objetos, o local faz os visitantes viajarem pelos fatos mais importantes que ocorreram no país.

 

Museu Judeu de Berlim

Em formato de zigue-zague, o Museu Judeu de Berlim foca na história do judaísmo, sua influência na Alemanha e o período do Holocausto através de elementos interativos, fotos, cartas, vídeos e peças de artistas judeus.

 

Museu DDR

Os elementos interativos do Museu DDR remetem à vida e rotina da Alemanha Oriental antes da queda do Muro de Berlim. Entre as atrações, a reconstituição de um apartamento clássico, uma sala de interrogatório e as músicas populares da época.

 

Museu de História Natural

O Museu de História Natural conta com mais de 30 milhões de itens que abrangem as áreas de zoologia, geologia, paleontologia e muitas outras. O acervo em constante evolução varia de esqueletos de dinossauros até meteoritos e plantas.

 

Mergulhe nessa fascinante cultura da capital da Alemanha!