É muito comum estudantes terem dúvida na hora de escolher entre o intercâmbio e a viagem a turismo. Apesar de exigirem planejamento e organização da mesma maneira, fazer intercâmbio e fazer turismo envolvem objetivos um pouco diferentes.
Viagem de Intercâmbio
No intercâmbio, pessoas são levadas a viajar para determinado destino com a finalidade de estudar e desenvolver o idioma local, estudar sobre sua profissão ou executá-la em um período que pode variar entre semanas, meses e até anos. Quem deseja melhorar um segundo (3º, 4º…) idioma também opta pelo intercâmbio. Quem escolhe o intercâmbio como forma de conhecer novas culturas deve saber conviver diariamente com pessoas diferentes e fazer contato em uma língua na qual não está acostumado. Ou seja, a comunicação é o principal objetivo.
Já os que escolhem o intercâmbio para trabalhar, optam por adquirir experiência em determinada área, além de receber um dinheiro extra no fim do mês para pagar o intercâmbio, alimentação, passeios e por aí vai.
Fazer intercâmbio demanda estudo e responsabilidade extra, aumenta seu valor profissional e proporciona experiências com pessoas de várias nacionalidades. Pessoas com costumes e tradições diferentes das suas. Assim como a viagem de turismo, o intercâmbio é prazeroso, aliando a rotina de estudos a programas de lazer. Você pode fazer passeios a pontos turísticos e atividades sociais de integração entre os alunos organizadas pela escola. Não esqueça das atividades esportivas, vida noturna, compras e até pequenas viagens a cidades e países próximos.
Viagem a Turismo
Em uma viagem a turismo, é menos provável que o viajante desenvolva habilidades e se aprofunde em certo idioma devido às suas outras prioridades. A viagem de turismo pode ter diversas finalidades, como por exemplo, o turismo de compras, onde o foco do viajante é o consumo, o turismo cultural, com o fim de passear e conhecer as atrações turísticas do seu destino, e até mesmo o turismo religioso, para grupos que se encontram em situações especiais. Por esse motivo, é considerado turista quem sai do seu país por um período de até 12 meses, sem a intenção de praticar alguma atividade remunerada.
O mais importante a se levar em consideração é o orçamento! Mas o tempo disponível e qual o retorno esperado do investimento também devem ter um grande peso na sua escolha. Caso já tenha um destino definido, pesquise sobre as vantagens do intercâmbio e do turismo no país que você pretende visitar.
De qualquer forma, viajar acrescenta uma bagagem cultural e crescimento pessoal que bem material nenhum consegue proporcionar.