Os intercâmbios têm se tornado cada vez mais populares entre os jovens brasileiros que buscam uma experiência internacional. Eles oferecem a oportunidade de vivenciar uma nova cultura, aprimorar o idioma, desenvolver habilidades pessoais e profissionais.
Para os adolescentes a partir de 12 anos, que vivem uma fase de descobertas e amadurecimento, estudar temporariamente no exterior pode ser ainda mais incrível!
Nós estamos falando de 12 anos em diante, mas muitas escolas oferecem programas a partir de 10 ou 8 anos de idade. Para o brasileiro isso parece “fora da casinha” mandar os filhos tão jovens, mas cada ano que passa mais e mais pais estão optando em iniciar esse conhecimento e experiência internacional mais cedo.
Vantagens
Aprender um novo idioma de forma mais natural e imersiva ou para aqueles alunos que já falam o inglês, podem praticar com estudantes de outra parte do mundo.
Desenvolver a independência e a responsabilidade para se adaptar a uma nova rotina, cuidar de si mesmos e tomar decisões importantes sem a ajuda dos pais.
Tempo de duração
Os programas de intercâmbio com grupos de adolescentes ou crianças têm duração a partir de duas semanas e são organizados para coincidir com os períodos de férias escolares do Brasil. A maioria dos pais optam por um programa de 2 ou 3 semanas, mas para aqueles que tem um “desapego” maior e também disponibilidade, é possível fazer até 4-6 semanas, dependendo da época do ano.
Acomodação e alimentação
Os adolescentes ficam acomodados em residência estudantil ou campus universitário em quartos individuais ou coletivos (cada programa é de um jeito, e nós da Águia sempre explicamos bem qual o tipo de quarto. Algumas escolas oferecem quartos individuais, outras escolas o quarto é duplo e tem até opções onde o quarto é dormitório, com até 8 alunos do mesmo sexo no quarto. Outra opção de acomodação que as escolas também oferecem são as Casas de Familia – homestay. Esse tipo de acomodação costuma ficar um pouco mais distante da escola, dependendo da cidade 45 a 60 minutos de transporte público, e envolve uma maior confiança entre pais aqui no Brasil e o filho que vai estudar fora. Mas não se preocupe, nosso trabalho é deixar bem explicado as diferenças e expectativas para que a família tome a melhor decisão. A alimentação nos dias de semana (café da manhã e almoço) normalmente é incluída no pacote.
Passeios
Os passeios programados variam de acordo com cada país e cada programa, e são um complemento para a aprendizagem da cultura e da história local. Em todas as atividades, o grupo é acompanhado por um tour líder com experiência em acompanhar adolescentes.
Documentação necessária
Crianças e adolescentes que vão viajar num programa de intercâmbio para fora do Brasil precisam, além do passaporte em dia, alguns países pedem tambem visto (favor checar com a Águia sobre a necessidade de visto), e de autorização dos pais:
A Águia Intercâmbios é especialista em levar grupos de adolescentes para o exterior com Group Leader experiente. Quando o pai opta em enviar seu filho num grupo com a Águia, além de todo o serviço que a escola / programa no exterior oferece, o nosso acompanhamento começa no Brasil, e os pais tem um apoio maior enquanto seu filho está fora. Nós viajamos juntos desde Guarulhos, e estamos presentes em todos os passeios, excursões e também no Campus onde o estudante tem as aulas.
Saiba mais sobre os nossos grupos abertos para adolescentes e assista ao depoimento dos pais que nos recomendam!