Ano novo, vida nova. São muitas as superstições que rondam as festividades de Réveillon. Normal, afinal, todo mundo quer estar preparado para receber o próximo ano da melhor maneira possível! Se no Brasil é comum pular as 7 ondinhas e vestir branco, outros países também preservam suas tradições. Vamos conhecê-las?
Espanha
Se o ano tem 12 meses e meia-noite marca 12 badaladas no relógio, os espanhóis comem 12 uvas na noite do ano novo. A tradição é vista como sorte para cada mês do ano novo.
Áustria
Os austríacos usam o chumbo derretido em água para determinar os acontecimentos do ano seguinte. Se a figura formada for uma bola, a pessoa terá sorte. Se a figura que aparecer for em formato de âncora, significa que a pessoa passará por alguma dificuldade e precisará de ajuda. Já se aparecer uma cruz, a pessoa pode morrer no próximo ano.
Holanda
Apesar de enfrentarem o inverno durante o Réveillon, os holandeses não se deixam intimar pelas temperaturas negativas das águas. Eles se reúnem em lagos, canais e no Mar do Norte para mergulhar e festejar a virada do ano. Em algumas cidades da Holanda, outra tradição é acender fogueiras públicas para queimar árvores de Natal.
Alemanha
A tradição alemã envolve o porco, animal símbolo da riqueza, fertilidade e fartura. Além de assarem o leitão para a ceia, os alemães decoram a mesa de jantar com porcos em miniatura feitos de marzipã, açúcar e massa de chocolate.
Estados Unidos
Revivendo os festivais romanos de ‘’Saturnalia’’, os Estados Unidos adotaram a tradição do beijo da meia-noite para celebrar a virada do ano.
Dinamarca
Na Dinamarca, a meia-noite significa quebrar pratos nas portas de amigos para provar a amizade e a lealdade. Os dinamarqueses também costumam pular de cadeiras como forma de se livrar dos maus espíritos e atrair boa sorte.
Japão
No Japão, as famílias penduram cordas feitas de palha na frente de suas casas para atrair felicidade e afastar os espíritos malignos. Os japoneses recebem o ano novo com muitas gargalhadas para ter boa sorte.
Equador
Por aqui só é necessária uma mala vazia para a tradição. Os equatorianos costumam dar uma volta no quarteirão com o item como forma de atrair muitas viagens para o próximo ano.
Escócia
Assim que o relógio soa meia-noite, os escoceses saem de suas casas para cumprimentar vizinhos, amigos e familiares, o que gera uma baita correria nas ruas. Eles ainda levam uísque, moeda, sal e carvão como presentes que simbolizam saúde, dinheiro, prosperidade e bom humor.
Rússia
Os russos cultivam o costume de escrever seus desejos para o ano novo em um papel para queimá-lo e colocá-lo na taça de champanhe que será usada para brindar à meia-noite.
Tailândia
O ano novo é comemorado com uma guerra de água na Tailândia! Os tailandeses jogam baldes ou bexigas de água uns nos outros como forma de se benzer para a virada do ano.
O que achou de todas essas superstições? Você pratica alguma? Conta pra gente nos comentários abaixo!