Os tipos de acomodação mais comuns para um intercâmbio
25 de maio de 2018
Tudo sobre o intercâmbio para executivos no CERAN Belgium Spa
14 de junho de 2018
Mostrar tudo

10 razões para fazer intercâmbio na França

Com localização privilegiada no continente europeu, a França é o destino dos sonhos de muitos viajantes. O país é conhecido por agradar os mais diferentes públicos, desde os românticos aos aventureiros. No entanto, a França também é um atraente destino para realizar um intercâmbio no exterior. Descubra um outro lado do país e confira 10 razões para estudar por lá!

 

O idioma

Mais de 220 milhões de pessoas em cerca de 55 países dos 5 continentes falam o francês. As similaridades com línguas latinas (português, espanhol, italiano e romeno) fazem com que o aprendizado seja rápido e fácil para estudantes provenientes de países que utilizam alguma delas. Além disso, cerca da metade do vocabulário inglês é derivado do francês, sendo uma importante base para qualquer idioma.

 

Universo cultural

Desvendar o universo cultural da França é uma incrível jornada pela história do país. Da vibrante vida noturna aos icônicos pontos turísticos, das tendências do mundo da moda às influências artísticas, da paixão pela gastronomia às referências arquitetônicas, o país exerce o papel de espelho cultural para toda Europa e o mundo.

 

Destino turístico

Ano após ano, a França continua a liderar o ranking de países mais visitados no mundo. Em 2017, o país bateu o recorde absoluto de 89 milhões de visitantes, em sua maioria americanos, britânicos, chineses e alemães. Fazer intercâmbio na França é a melhor oportunidade de conhecer e conviver com diferentes culturas e povos dos quatro cantos do planeta.

 

Receptividade

Com os altos custos de vida na França, o governo se propõe a auxiliar os estudantes oferecendo alguns benefícios. O diferencial do país é que os estudantes estrangeiros têm os mesmos direitos dos estudantes locais, com descontos em museus, auxílio moradia, acesso ao transporte público, city tours e o baixo custo do ensino.

 

Transporte

O transporte público da França é realmente eficiente. Os meios de locomoção seguem veemente os horários de chegada e saída em um sistema que funciona de maneira exemplar. Além disso, quase todas as cidades do país possuem um sistema de locação de bicicletas.

 

Sistema de saúde

A França assegura o acesso ao sistema de saúde público a todos os cidadãos, franceses ou não. A filiação ao seguro nacional de saúde, conhecido como Sécurité Sociale, é obrigatória para estudantes inscritos em instituições do país. Apesar de não oferecer todos os serviços gratuitamente, a França garante preços acessíveis a todos.

 

Ensino renomado

Com instituições prestigiadas – de universidades a escolas de idioma -, a França se consolidou como um dos países de melhor ensino do mundo. A educação privilegiada na França é cultivada há séculos, desde a época de importantes artistas, como Rousseau, Montesquieu e Voltaire. As áreas de maior destaque para graduação incluem arquitetura, engenharias, direito, arte e nosso próximo tópico: a gastronomia.

 

Gastronomia

Considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a gastronomia francesa é um universo de sabores, cores, texturas e pratos. Os franceses sabem apreciar uma boa refeição, composta por entrada, prato principal, pães, queijos e sobremesa. A culinária do país engloba as especialidades de cada região e os pratos típicos do panorama geral, como o croissant e o macaron e os pratos ratatouille e cassoulet.

 

Facilidade

A França faz parte do acordo amigável que forma o Espaço Schengen, um conjunto de países que compartilham as fronteiras abertas e incentivam o fluxo livre de visitantes. Ou seja, você pode fazer um intercâmbio de 6 meses na França para depois passear por outros países sem nenhum problema.

 

Belezas naturais

Engana-se quem pensa que a França consiste apenas em cidades históricas e vilas medievais. A diversidade geográfica do país abrange as praias de Côte D’Azur, os campos floridos da Provence, as montanhas dos Alpes Franceses, as dunas de areia de Bordeaux, as falésias de Étretat e outras deslumbrantes paisagens da natureza.

 

Pronto para planejar a sua viagem de intercâmbio na França? Fale conosco!