6 destinos para estudar no Reino Unido - Águia Operadora
Estude moda e design em Milão
16 de agosto de 2019
Conheça Fort Lauderdale, a Veneza Americana
24 de setembro de 2019
Mostrar tudo

6 destinos para estudar no Reino Unido

A Europa é um continente repleto de beleza, história e cultura diversa. Mas uma parte específica do velho continente concentra boa parte da atenção e interesse de viajantes e estudante: o Reino Unido! A terra da Rainha é cheia de atrações imperdíveis que vão muito além da Inglaterra. Mas antes de apontar alguns dos melhores destinos para estudar no Reino Unido, vamos esclarecer uma dúvida que, não raro, confunde muitos estudantes brasileiros.

Afinal de contas, qual a diferença entre Inglaterra e Reino Unido?

E a Grã-Bretanha?

A Inglaterra é o país cuja capital é Londres. Lá estão o Parlamento Britânico e o Palácio de Buckingham (residência oficial da Rainha). Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu se impor politicamente sobre alguns países vizinhos e, assim, formou o um Estado chamado de Reino Unido.

O Reino Unido, por sua vez, é formado pela Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Na verdade, o nome oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. Criado em 1801 – a República da Irlanda saiu da união em 1922, ficando apenas a parte norte do país – o Reino Unido prevê a autonomia de cada país no tocante às questões internas. Em 2014, os escoceses rejeitaram a independência do país em um plebiscito histórico.

Já a Grã-Bretanha nada mais é do que a ilha em que estão localizados a Inglaterra, o País de Gales e a Escócia. O termo Grã-Bretanha, muitas vezes, é utilizado para designar o Reino Unido, o que não é totalmente correto, uma vez que a Irlanda não pertence à ilha.

Melhores destinos para estudar no Reino Unido

Esclarecida a dúvida sobre os termos, vamos conhecer quais são as cidades mais indicadas para estudar no Reino Unido!

Londres

A capital inglesa divide opiniões de muitos viajantes e intercambistas, principalmente, em relação ao custo de vida para estudantes. De fato, Londres pode representar um custo maior por conta da alta da libra esterlina. Porém, em um fator todos os intercambistas concordam: Londres respira cultura!

A capital da Inglaterra é casa de cultura rica e diversa, com opções de passeios e atrações infinitas. Além disso, a facilidade de locomoção, transporte público eficiente e o fato de ser uma das cidades mais cosmopolitas do mundo tornam Londres um destino incrível para fazer intercâmbio.

Edimburgo

Já Edimburgo, capital da Escócia, mantém a riqueza cultural singular, sem a agitação e altos valores londrinos! Embora não figure entre os destinos mais procurados no Reino Unido, Edimburgo tem se destacado entre os intercambistas que desejam fugir do comum.

Reconhecida pela excelente educação e intensa vida cultural, a cidade possui duas universidades entre as melhores do Reino Unido. Além de importantes museus, como o Museu Nacional da Escócia – com maior acervo dedicado à cultura do país. No campo das artes, a capital escocesa não fica atrás. Em Edimburgo acontece o maior festival de artes do mundo: o Festival de Edimburgo. O evento ocorre no verão e reúne diversas expressões culturais durante semanas de atividades espalhadas por diversos locais da cidade.

Torquay

Conhecida como “Riviera Inglesa”, Torquay é uma pequena cidade litorânea localizada no extremo sul da Inglaterra. Com temperaturas agradáveis e brisa praiana, a cidade se diferencia do costumeiro tempo chuvoso do Reino Unido. Por isso, é muito apreciada tanto por turistas quantos pelos próprios ingleses, sendo o balneário mais frequentado do país.

A mistura entre o cenário de praia e a estética dos vilarejos rurais ingleses confere à Torquay uma singularidade pitoresca. Não é por acaso que a cidade é o pano de fundo de muitas tramas da “Dama do Crime”. Torquay é berço de Agatha Christie e inspiração para muitos dos seus livros! Marcada pela lembrança da filha ilustre, há várias atrações e referências à autora espalhadas pela cidade.

Newcastle

Newcastle, na verdade, é formada por duas cidades: Newcastle, ao norte, e Gateshead, no sul. Separadas pelo rio Tyne, as duas cidades são unidas por sete pontes. Famosa no Reino Unido pela agitada e diversificada vida noturna, a Newcastle Central Station é a parada principal da East Coast Main Line, caminho que liga Londres à Escócia.

Combinando construções modernas e edifícios históricos, a cidade é repleta de atrações, a começar pela arquitetura arrojada. A ponte Gateshead Millenium Bridge, que lembra um olho piscando, é um dos locais mais fotografados. Além disso, a cidade abriga uma das construções vitorianas mais antigas do mundo: o Teatro Mill Volvo Tyne. À noite, o Mercado Bigg e a região do cais concentram a maior variedade de pubs, baladas e bares para todos os gostos!

Oxford

Um dos destinos ingleses mais recomendados para intercâmbio de universitários! Oxford fica a pouco mais de 1 hora de Londres e tem um valor muito mais acessível aos estudantes do que a capital inglesa. Rica em museus, bibliotecas, galerias, parques e teatros, Oxford é uma cidade agradável e jovem, apesar de toda sua carga histórica.

Famosa por ser casa de uma das universidades mais prestigiadas do mundo, Oxford tem cerca de 130 mil habitantes e conta com diversas opções de entretenimento. Incluindo vida noturna agitada!

Liverpool

A cidade dos Beatles e do futebol também é muito atrativa para intercambistas! Com custo de vida muito mais em conta do que Londres, Liverpool é muito requisitada por estudantes brasileiros. A cerca de 340 km da capital, a cidade reúne vida social agitada, com muitos bares, clube, pubs, museus, restaurantes e muita gente jovem.

Dona de um dos verões mais quentes da Inglaterra, Liverpool é a opção perfeita para quem busca economia e vida cultural intensa. Além de ser um lugar incrível para fãs de rock e esportes, claro.

 

Chega de adiar sua viagem, estude no exterior com a Águia Intercâmbios! Escolha o destino ideal para você, seja no reino Unido ou em qualquer outra parte do mundo. Veja nossas opções de cursos e países e programe sua viagem! Converse com uma de nossas consultoras agora mesmo!