Vizinha de Buenos Aires, Montevidéu se caracteriza por sua atmosfera tranquila e europeia. Praias, calçadões, museus, monumentos e uma pitada de agitação noturna completam a capital do Uruguai. Listamos os principais pontos turísticos que você deve conhecer ao visitar a cidade!
Praça Independência
No limite entre Cidade Velha e Cidade Nova, a Praça Independência se estabeleceu como o coração da capital do Uruguai. A principal praça de Montevidéu é cercada por antigos edifícios, com destaque para o Palácio Salvo, um dos cartões-postais da cidade. Antigamente, o palácio de riqueza arquitetônica era considerado o edifício mais alto da América do Sul. Já o centro da praça exibe um monumento dedicado à José Gervasio Artigas, político e militar considerado o herói nacional do país.
Cidade Velha
Rodeada por muralhas e canhões, a área fortificada foi erguida para proteger a cidade de ataques dos inimigos em 1724. Da antiga cidadela, restou uma enorme porta que servia como a única entrada para Montevidéu. O bairro mais antigo da cidade está rodeado por prédios, restaurantes, bares e feiras de artesanato. A Cidade Velha ainda abriga o Museu Histórico Nacional e o Palácio Estevez e a Catedral Metropolitana de Montevidéu.
Parque Rodó
Idealizado para ser um parque de diversões, o Parque Rodó é uma opção de lazer e descanso para todos os públicos. O local é dividido em três áreas principais. A primeira é uma área arborizada para descanso, com lago, passeios de pedalinho e vegetação abundante. A segunda é um parque de diversão para jovens e adultos, com brinquedos de adrenalina, barco pirata e outros. Já a terceira área consiste em outro parque de diversões, mas desta vez para crianças, com carrossel e carrinhos.
Feira de Tristán Narvaja
Aos domingos, diversos quarteirões do bairro Cordón são tomadas pela Feira de Tristán Narvaja. A feira reúne belíssimas peças e objetos de artesanato, antiguidades, frutas e verduras, além de algumas delícias gastronômicas típicas uruguaias, como as empanadas.
Teatro Solís
Construído em 1856, o Teatro Solís é uma atração imperdível por seu charme de detalhes e importância histórica. A arquitetura do local foi baseada nos teatros italianos e características típicas de teatros líricos. O Teatro Solís recebe apresentações de ópera e espetáculos de dança e música. Diariamente, visitas guiadas acontecem para mostrar todos os cômodos e contar a história do local.
Mercado do Porto
Com cerca de 20 estabelecimentos, o Mercado do Porto ficou famoso por oferecer uma típica experiência gastronômica uruguaia. Por lá, é possível experimentar a parrillada, o tradicional churrasco de carnes assadas na brasa. Além disso, o cardápio do estabelecimento conta com os saborosos queijos uruguaios e bebidas como o Medio y Medio, feita com espumante e vinho branco.
Punta Carretas
É no bairro de Punta Carretas que se encontra o Farol de Punta Carretas, o melhor local para assistir o famoso pôr do sol no Rio da Prata. Além do farol, a região conta com o Shopping Punta Carretas, o mais visitado de Montevidéu. Em seu interior, lojas de grandes marcas e até mesmo um supermercado marcam presença.
Rambla
Com 22 quilômetros de extensão, a Rambla é o calçadão à beira-mar mais charmoso de Montevidéu. Por ele, é possível atravessar os principais bairros da cidade, desde a Cidade Velha até o afastado Carrasco. A orla formada por mais de 10 praias é um ótimo local para caminhar ou simplesmente admirar a paisagem.
Praia de Pocitos
A praia de Pocitos é a mais disputada de Montevidéu, na qual os montevideanos se reúnem para praticar esportes, pescar, caminhar e tomar o tradicional chimarrão. Por lá, fica o fotogênico letreiro de Montevidéu, além de muitos prédios residenciais, comércios e restaurantes.
Clique aqui e faça um intercâmbio de 2 semanas em Montevidéu!