Os traços culturais da Nova Zelândia - Águia Intercâmbios
Os principais pontos turísticos de Montevidéu
24 de agosto de 2018
Curso técnico com Co-Op no exterior: o que é e como funciona?
5 de setembro de 2018
Mostrar tudo

Os traços culturais da Nova Zelândia

A mais de 12 mil quilômetros do Brasil, a Nova Zelândia parece transportar seus visitantes para outro mundo. O país localizado na Oceania desperta o imaginário e abre as portas para um universo de muitas riquezas. Não apenas por sua impressionante qualidade de vida, paisagens cênicas e vida animal exótica, mas também pelo fato de ser uma grandiosa mistura de tradições, povos e etnias. Embarque em uma aventura pelas peculiaridades da Nova Zelândia e confira tudo o que você encontrará durante o intercâmbio no país!

Maori

Apesar de terem sido o primeiro povo a habitar o território neozelandês, os maoris correspondem a apenas 14% da população do país. No entanto, seus costumes e manifestações exercem influência no cenário cultural da Nova Zelândia até os dias de hoje.

Entre os exemplos, podemos citar o idioma Te Reo Maori, as antigas danças de guerra Haka, a tatuagem Ta moko e a famosa cerimônia de boas-vindas aos visitantes do país, conhecida como Powhiri

As tradições dos maoris também se fazem presente na arte da Nova Zelândia. As técnicas de entalhe e tecelagem encontram-se em diversos museus e centros culturais de ambas as ilhas.

Esportes

Os neozelandeses apreciam os esportes como ninguém! Disparado, o rugby é a paixão nacional graças ao prestígio de sua seleção, a All Blacks. Por lá, diversas competições ao poderoso som do haka acontecem anualmente.

Além do rugby, a Nova Zelândia é o paraíso do golfe, com mais de 400 campos espalhados pelo país. Mas espere encontrar de tudo: ciclismo, motociclismo, canoagem, surfe e até mesmo snowboarding!

Gastronomia

A gastronomia da Nova Zelândia engloba comidas típicas de países colonizadores, como a Inglaterra e a Índia. Os ingredientes chave da culinária do pacífico são os frutos do mar, oriundos da proximidade do país com o mar, como peixes, ostras, lagostim e os curiosos mexilhões de lábios verdes.

No entanto, carnes como cordeiro, bisteca, rosbife e até mesmo o frango ao curry também fazem muito sucesso no país. Como acompanhamentos, o típico queijo azul, saladas fritas, batata e pães não podem faltar.

Para a surpresa de muitos, a Nova Zelândia é um paraíso de vinícolas e rótulos prestigiados. A Rota do Vinho do país é composta por 120 vinhedos e engloba as regiões de Hawke’s Bay, Martinborough, Marlborough e Central Otago.

Costumes

– As leis de trânsito da Inglaterra acabaram por exercer influência na Nova Zelândia. Uma prova disso é que os neozelandeses também dirigem pelo lado esquerdo.

– Os estabelecimentos possuem horário comercial bem mais curto. Por lá, as lojas fecham as suas portas entre 4 e 5 da tarde, sendo esse o horário do rush.

– É por volta desse mesmo horário que acontece a refeição principal dos neozelandeses. Isso porque ao meio dia, eles lancham apenas um sanduíche, e deixam a fartura para o jantar.

– Os kiwis, como é conhecida a população da Nova Zelândia, têm o costume de tirar os sapatos para entrar em casa, como reflexo da cultura asiática.

– Os neozelandeses são extremamente saudáveis e gostam de cuidar da própria saúde. Caminhadas, trilhas e exercícios ao ar livre fazem parte de suas rotinas.

 

No mais, espere encontrar pessoas extremamente simpáticas, receptivas e educadas. Afinal, na Nova Zelândia, todos são sempre muito bem-vindos!