O que você precisa saber sobre o Visto ETA para o Canadá
7 de fevereiro de 2020
Relato de Viagem: conhecendo as maravilhas da Tailândia
19 de fevereiro de 2020
Mostrar tudo

Agricultura no Japão? Vivencie esta experiência

Quando se fala sobre o Japão, é muito comum relacionar o país à mais alta tecnologia, com o uso de robôs e outras inovações. Esse desenvolvimento tecnológico contrasta com a tradição dos pequenos agricultores japoneses de Nagano, por exemplo.

Carente de espaços para uma agricultura que possa abastecer todo o consumo do país, o Japão ainda sofre com o desinteresse das novas gerações em trabalhar no campo. Para resolver esse problema, a tecnologia tem sido o caminho utilizado para muitos agricultores no Japão. No entanto, os costumes antigos ainda são mantidos por boa parte deles.

Moradores locais tentam preservar sua cultura e tradição, mesmo com o constante êxodo rural. Ao viajar para o Japão com o objetivo de vivenciar a agricultura do país, você pode fazer companhia aos habitantes em trabalhos desse ramo. Você vai aprender com quem usa o plantio para o próprio sustento e para vender em mercados regionais. 

Viva uma experiência no Japão

Em função da falta de mão de obra, agricultores japoneses têm recorrido à ajuda de visitantes estrangeiros participando de programas para viver essa experiência no país. Trata-se de uma oportunidade maravilhosa para turistas viverem na pele as tradições e os costumes da agricultura familiar japonesa.

Com a Águia, você tem a chance de descobrir como funciona a agricultura local, em uma verdadeira aventura pelas tradições da agricultura japonesa. Você não só ganha muito conhecimento como também pode ajudar a manter essa tradição viva. Além disso, é possível auxiliar no sustento das famílias que cultivam os alimentos para consumo próprio e para o comércio em pequenos mercados regionais.

Como a população jovem está saindo cada vez mais cedo das pequenas vilas e comunidades agrícolas, a população mais velha precisa de ajuda nas tarefas diárias. Situada nos arredores de Nagado, a vila Otaki é um exemplo de um local onde dá para viver a experiência de uma vida no campo, voltada à agricultura. 

Como é a rotina em Otaki

Mais do que vegetais e outros alimentos, você encontra animais em muitas fazendas da vila. As casas mesclam elementos ocidentais com arquitetura oriental. No dia a dia, os agricultores acordam com o nascer do sol e os turistas ajudam com algumas tarefas antes mesmo do café da manhã. 

É necessário colocar a mão na massa, de 2 a 5 horas, dependendo do tempo. Nas estações fora do inverno, você realiza praticamente todas as atividades ao ar livre, fazendo coisas como fertilizar campos, plantar/colher e manter o sistema de depósito de água e as cercas intactas para impedir a entrada de macacos e outros animais no terreno. 

Caso viaje no inverno, você verá que agricultores da região aproveitam para conservar o que colheram e se dedicam a trabalhos artesanais. É basicamente isso que os turistas vivendo essa experiência fazem com eles, além de ajudarem a tirar o excesso de neve. 

Conheça Nagano

Além de viver uma experiência única e inesquecível em meio ao mundo agrícola do Japão, você ainda tem a oportunidade de conhecer uma das mais belas cidades japonesas. Nagano é famosa pelos seus alpes, recebendo o apelido de Suíça japonesa.

A região atrai turistas de todo o mundo por proporcionar um contato com a natureza. Visitantes também vão a esse destino para realizar atividades ao ar livre. As principais delas são: esquiar na montanhas, fazer caminhadas, praticar ciclismo e passear de caiaque em lagos. 

Entre alguns dos principais atrativos da cidade, um dos destaques é o templo Zenkoji, com mais de 1.400 anos de história e a mais antiga imagem budista do Japão. Há ainda o parque Jigokudani, onde é possível ter contato com os macacos que ali habitam e se encantar com as montanhas cobertas de neve durante o inverno.

Quer fazer parte dessa experiência transformadora? Saiba os detalhes desse programa clicando no link.