Italiano: a língua do cinema, da moda e da gastronomia - Águia Operadora

Italiano: a língua do cinema, da moda e da gastronomia

Intercâmbio esportivo: aprenda inglês jogando futebol!
14 de janeiro de 2019
destaque_edimburgo
Estudar inglês na Escócia: vantagens de morar em Edimburgo
28 de janeiro de 2019
Mostrar tudo

Italiano: a língua do cinema, da moda e da gastronomia

Por que estudar italiano? A resposta é simples: além das razões particulares de cada estudante, o italiano é a língua das grandes artes, do cinema, da ópera, da moda, dos pintores, dos poetas, dos filósofos, do Papa. É um idioma de fonética singular, aberta e variada, uma língua quase cantada.

Mas falar italiano não se trata só de pronunciar palavras para formar frases. O italiano também se fala com as mãos. A língua italiana carrega séculos de cultura, de tesouros encravados de ponta a ponta do país, de história de toda a humanidade, de paisagens encantadoras, de boa comida e bebida.

Neste post você encontra uma breve amostra do que a Itália (e os italianos!) representam para o mundo. Prepara-se para uma viagem por um país singular cuja cultura ultrapassa fronteiras!

Cinema italiano

Você pode nunca ter ido à Itália, mas já interpretou o mundo a partir do olhar de um italiano. O cinema italiano é celeiro de cineastas aclamados no mundo inteiro! Grandes nomes como Frederico Fellini, Michelangelo Antonioni, Robeto Rossellini, Vittorio De Sica, Píer Paolo Pasolini e Bernardo Bertolucci já encantaram gerações. Aliás, Bertolucci é cria de Pasolini, trabalhou muito tempo com ele até se tornar o grande cineasta que foi… Bertolucci morreu em 2018.

O sétima arte italiana é marcada pelo estilo neorrealista: preocupada em retratar a realidade daqueles que assistiam aos filmes. Roma Cidade Aberta (Rossellini, 1945) foi um dos primeiros filmes do movimento. Dentre grandes clássicos do cinema italiano, incluindo alguns mais atuais, estão: 8 ½ (Fellini, 1963), Blow-Up (Antonioni, 1964), Stromboli (Rossellini, 1950), Ladrões de Bicicleta (De Sica, 1948), Teorema (Pasolini, 1968), Beleza Roubada (Bertolucci, 1996) e Cinema Paradiso (Tornatore, 1988).

Artistas imortalizados nas telonas por todo o mundo também são italianos: Marcelo Mastroianni, Sofia Loren, Monica Vitti e Roberto Benigni são alguns nomes.

Moda italaina

Você pode nunca ter ido à Itália, mas já viu ou até mesmo desejou se vestir à moda italiana. Grandes grifes cultuadas internacionalmente, assim como estilistas icônicos, são de origem italiana. É possível dizer, sem nenhuma dúvida, que a Itália é sinônimo de moda.

A boa aparência é uma preocupação constante entre os italianos, “La Bella Figura”. Conforto e elegância são indissociáveis no vestir italiano. Destaque mundial na fabricação de tecidos, as roupas italianas são conhecidas pela sofisticação e qualidade de material. Muito exploradas no cinema pós-guerra, o estilo italiano ganhou o mundo a partir de filmes, principalmente, da indústria cinematográfica americana. Os modelitos de Audrey Hepburn, Elisabeth Taylor e Ava Gardner foram os responsáveis por disseminar a moda italiana para o mundo.

Hoje, a Itália é um dos centros mundiais da moda, sendo Milão o epicentro de todo o movimento. A cidade é o berço de grandes estilistas e abriga o famoso Quadrilátero da Ouro, que concentra lojas de marcas de renome internacional. Entre as grandes grifes italianas estão: Gucci, Giorgio Armani, Prada, Versace, Valentino, Fendi e Dolce & Gabbana.

Gastronomia  italiana

Você pode nunca ter ido à Itália, mas já comeu (e ama!) uma bela pizza ou macarronada. A culinária italiana é conhecida e apreciada no mundo inteiro pelo sabor, ingredientes e praticidade de preparo. Pães, massas, vinhos e queijos são itens indispensáveis numa verdadeira mesa ou cozinha italiana. Comida é a o mesmo que cultura na Itália. E cultura é algo que os italianos levam muito a sério.

Por todo o país, independente das especificidades da região, uma coisa é certa: come-se e bebe-se muito bem. A qualidade dos ingredientes é uma das características que justifica rica gastronomia do país. A comida italiana tem sabor de tradição. Entre os principais pratos estão: Cotoletta ala milanese, um bife de bisteva de vitelo empanado típico da região da Lombardia; Porchetta, prato d região do Lazio que basicamente é um porco desossado e assado num espeto; Arancino, bolinho de risoto típico da Sicília; Trippa alla Romana, a dobradinha típica de Roma é uma das comidas mais populares antigas do país; e claro, o Bucatini all’amatriciana, macarronada típica da região central da Itália.

Para completar a mesa, os vinhos italianos também são prestigiados no mundo todo de vido à qualidade das uvas e das técnicas de fabricação e armazenamento. As regiões de Piemonte, ao norte, e Vêneto, no nordeste, são o celeiro de muitos rótulos valorizados entre os apreciadores da bebida.

Visitar a Itália é uma experiência única e inesquecível! Aprenda um dos idiomas mais expressivos do mundo e conheça a Itália com a segurança de um falante!

Conheça o programa da Águia Intercâmbio e aprenda italiano em Roma!