Destino escolhido, passagem comprada, malas feitas. Chegou a hora de fazer o planejamento financeiro. É muito comum surgirem dúvidas quando o assunto é levar dinheiro para estudar no exterior. O importante é ser versátil e levar diversas formas de pagamento para outro país. Com várias cartas na manga, vai ser mais difícil passar por algum aperto durante a viagem.
Então confira as três melhores alternativas de levar dinheiro no seu intercâmbio:
Dinheiro em espécie
O dinheiro em espécie é a forma mais econômica, pois conta com o IOF mais baixo de todos e possibilita maior controle dos gastos. No entanto, carregar altas quantias por todos os lados não é muito seguro, especialmente quando você acaba de chegar em um lugar desconhecido. O mais indicado é levar cerca de 30% de toda a quantia em notas. Caso você opte apenas pelo dinheiro em espécie, o recomendável é levar notas menores e deixar alguma quantia guardada em um lugar seguro.
Cartão de crédito internacional
O cartão de crédito é a opção mais cômoda, visto que contabiliza o que é gasto mais pra frente, podendo render até mesmo milhas para viajar. Porém, além do IOF de 6,38% cobrado, o valor total pode oscilar de acordo com o câmbio do dia de fechamento da fatura do seu cartão. Outro ponto importante é verificar com o banco se o seu cartão de crédito pode ser usado internacionalmente. Converse com o seu gerente e deixe-o ciente de seu intercâmbio para evitar futuros problemas.
Travel Card
Uma das maneiras mais seguras, práticas e econômicas de levar dinheiro para o exterior é o Travel Card, cartão de débito internacional que pode ser utilizado normalmente. Como funciona? Basta solicitar o cartão e carregá-lo com a moeda do seu destino para garantir o travamento das taxas de câmbio. A modalidade pode ser encontrada em diferentes bandeiras e nas opções de dólar americano, dólar canadense, euro e libra esterlina. Você tem a possibilidade de recarregar o seu cartão, mas a taxa de 6,38% de IOF será cobrada. No futuro, você ainda pode fazer transações pelo aplicativo do celular e realizar saques em caixas eletrônicos autorizados. Se sobrar dinheiro, você pode utilizá-lo como poupança para uma próxima viagem, já que o saldo do cartão nunca expira.
É importante lembrar que caso o viajante possua uma quantia inferior a 100 dólares e não realizar nenhuma operação por um período de 6 meses, haverá uma taxa de 3 dólares mensalmente cobrada no cartão.
Agora é só viajar com o dinheiro certo!