10 mitos e verdades sobre intercâmbios - Águia Operadora
Intercâmbio na terceira idade, vale a pena?
27 de setembro de 2019
Relato de viagem: programa High School e Host Family no Canadá
9 de outubro de 2019
Mostrar tudo

10 mitos e verdades sobre intercâmbios

Fazer intercâmbio é o sonho de muitas pessoas, mas muitas ficam em dúvida e deixam de procurar saber mais por acreditarem em alguns mitos que circundam o tema. Se você é um desses interessados, não desista sem antes saber mais sobre a experiência!  Conheça 10 mitos e verdades sobre os intercâmbios.

Mito ou verdade? Confira!

Apesar de ser uma prática que tem se tornado cada vez mais acessível, alguns mitos ainda se fazem presentes. Por isso, é importante separar os mitos das verdades antes de decidir por um intercâmbio!

1. Existe uma idade e uma época certa para se fazer intercâmbio

MITO! Qualquer um pode realizar um intercâmbio em qualquer fase da vida. Tudo vai depender da maturidade e dos objetivos. Por isso, existem diversas opções de programas. Como o High School, College, AuPair, voluntariado, idiomas, trabalhos e assim por diante. Basta encontrar aquele que seja mais adequado ao seu momento e vida.

2. Intercâmbio é apenas para diversão

MITO! Assim como acabamos de citar, existem diversas opções de intercâmbio para todos os gostos e estilos. Alguns podem ser voltados para diversão, principalmente, para os mais novos. Enquanto outros são voltados, por exemplo, para o desenvolvimento profissional.

3. Fazer intercâmbio é só para quem tem (muito) dinheiro

MITO! Os custos do programa variam consideravelmente, por isso os valores vão desde os mais acessíveis até os mais elevados. Para economizar é possível viajar para países menos procurados, escolher opções de curta duração, se hospedar em casa de família, colégios comunitários, entre outras opções.

Inclusive, existem alguns tipos de intercâmbios que permitem a opção de trabalho temporário. Ou seja, neles você pode trabalhar nos seus horários livres. Essa opção permite diminuir mais ainda os custos. Afinal, com o salário recebido você poderá pagar algumas das despesas da viagem em moeda local, economizando também com as conversões.

4. Intercâmbio requer planejamento

VERDADE! Quanto antes você tomar decisões relacionadas à sua viagem, melhor será. Planejamento é essencial para que o processo seja feito com cautela, resolvendo todos os trâmites burocráticos.

5. É preciso dominar a língua antes de viajar

MITO. Existem opções de programas voltados para todos os níveis de aprendizado da língua. Mas viajar já sabendo o básico pode fazer toda a diferença e facilitar muito o seu dia a dia em outro país.

Além disso, existem também alguns tipos de intercâmbio que exigem um conhecimento mínimo da língua. Como é o caso dos de trabalho e alguns de estudo profissionalizante.

6. Fazer um intercâmbio pode contribuir para o desenvolvimento da minha carreira

VERDADE! Um intercâmbio te ajuda no mercado profissional de diversas formas. Ter conhecimentos em uma língua estrangeira já ajuda a destacar consideravelmente o seu currículo. Além disso, a experiência de morar e conviver com culturas diferentes possibilita o desenvolvimento de habilidades como proatividade, maturidade, aceitação de diferenças, entre outras.

7.   Fazer intercâmbio é uma ótima maneira de viajar e conhecer novos lugares

VERDADE! O intercâmbio propriamente dito já é em si uma maneira de viajar e interagir em uma nova cultura. Além disso, durante o seu tempo livre você poderá também viajar pelas cidades e regiões próximas e conhecer os seus principais pontos turísticos.

8.   É impossível aprender um idioma novo em tão pouco tempo

MITO! Você terá uma imersão cultural e, consequentemente, de aprendizado. Afinal, estará cercado por aquela língua. Claro que tudo depende do quão disposto você está a aprender e quanto tempo do seu dia irá se dedicar aos estudos. Mas é sim possível aprender mais de um idioma mesmo em pouco tempo.

9.   Fazer um intercâmbio é uma ótima maneira de fazer amigos

VERDADE! Você estará cercado por pessoas novas e até mesmo por vários intercambistas como você. O que é uma excelente oportunidade de fazer amigos e conhecer mais sobre outras culturas.

Inclusive, você poderá acabar fazendo amigos brasileiros durante o processo. O que pode ser uma excelente maneira de não se sentir tão sozinho e com saudade de casa. Porém, é preciso tomar cuidado para não ficar apenas com eles e “esquecer” de praticar o idioma do país em que você se encontra.

10.       Posso fazer um intercâmbio para qualquer país do mundo

VERDADE! Existe uma grande variedade de opções de intercâmbio e é possível conhecer qualquer lugar do mundo dessa forma. Porém, é preciso atentar se receberá um suporte adequado no seu destino e se realmente irá para um ambiente propício ao seu aprendizado.

Agora não há mais desculpas para adiar aquele tão sonhado intercâmbio!

 

Invista no seu desenvolvimento pessoal e profissional com a ajuda da ÁGUIA INTERCÂMBIOS! Veja nossas escolas parceiras e projetos de voluntariado espalhados pelo mundo e comece a planejar a viagem que mudará sua vida. Converse com a nossa equipe agora mesmo!