A experiência de estudar no exterior é agregadora em todos os sentidos, inclusive para crianças e adolescentes. Estudantes menores de 18 anos interessados em viajar para fora e estudar um novo idioma, podem optar por fazer o Intercâmbio Teen. O programa para menores de idade funciona igual ao de adultos, com maior cautela e supervisão da equipe responsável pela viagem. Há também a opção do intercâmbio de férias, que ocorre no período de férias escolares do aluno – geralmente em janeiro e julho. Ambos os programas costumam ter duração de 2 a 4 semanas.
Estudantes a partir de 8 anos podem viajar para estudar fora e aqueles que saírem do território nacional deverão ter em mãos um documento de autorização dos pais. Os intercambistas podem viajar individualmente, com flexibilidade de datas e roteiro, ou em grupos fechados, com datas e roteiros fechados e acompanhados por um líder da agência. Veja 5 vantagens do intercâmbio para crianças e adolescentes.
1. Autoestima e confiança
Estudar fora é um desfio em vários aspectos. Aprender um novo idioma, ficar longe da família e se virar sozinho fazem parte do dia a dia do intercambiasta. Sair da zona de conforto e ver o quanto é capaz de se adaptar a um novo ambiente e outras pessoas podem elevar autoestima e melhora a confiança do aluno. Ao final do intercambio, o estudante terá uma outra visão de si e do mundo.
2. Enriquecimento cultural
Conviver com pessoas de diferentes países e culturas faz com que o aluno cresça como pessoa e, consequentemente, como futuro profissional. É uma oportunidade para incorporação de valores. A partir do momento em que o intercambista percebe que há diferentes visões de mundo, ele está aberto para aproveitar ao máximo as nova experiências e conhecimento.
3. Aprimoramento do idioma
Atualmente, ser fluente em um segundo idioma é vital para alcançar êxito na carreira profissional. Estudar em sala e ler é importante para assimilar uma nova língua, nada supera a prática diária, vivenciando a cultura do idioma. O intercambio possibilita esse tipo de vivência.
4. Novas habilidades
Crianças e adolescentes que fazem um intercâmbio no exterior vivem a realidade de países desenvolvidos. Essa experiência possibilita o desenvolvimento de novas habilidades e uma visão ampliada para encontrar soluções antes desconhecidas.
5. Amizades e networking
Estudar fora possibilita conhecer pessoas da mesma faixa etária de diferentes países. Além de promover contato com professores e outros profissionais. Essa experiência é extremamente valorizada no âmbito profissional e acadêmico.
Leia também:
O que fazer com seu filho adolescente nas férias escolares?
Como escolher o destino ideal para o seu Intercâmbio
Como é ficar em uma casa de família no exterior