9 dicas de livros em inglês para turbinar seu aprendizado no isolamento

Como lidar com o Coronavírus sem cancelar seus planos
19 de março de 2020
Como aprimorar seu inglês com cursos on-line da Oxford International
9 de abril de 2020
Mostrar tudo

9 dicas de livros em inglês para turbinar seu aprendizado no isolamento

Com a crise do novo Coronavírus assolando o mundo inteiro, a melhor opção para combatê-lo é ficar em casa. Muitos planos tiveram que ser adiados, incluindo viagens, mas isso não quer dizer que você não possa aproveitar o tempo em isolamento para praticar o que aprendeu em um intercâmbio ou se preparar para o próximo. 

Nós oferecemos vários intercâmbios para você falar diferentes idiomas em países ao redor do mundo. Um deles é o inglês, que pode ser praticado de várias formas, como lendo livros de literatura. 

A importância da literatura para assimilar idiomas

Assim como ouvir música e ver filmes e séries, a prática da leitura de livros literários no idioma que você deseja aprender ou apenas praticar o que já sabe também se torna um exercício indispensável. Ler é uma uma das principais habilidades capazes de promover esse desenvolvimento. É possível ampliar o vocabulário, tornar o aprendizado mais simples e, acima de tudo, ampliar os horizontes.

Além de ter um contato maior com a escrita do novo idioma, você pode conhecer um pouco da cultura, dos lugares e da personalidade das pessoas de outro país. Além disso, essa prática permite que você exercite sua capacidade de entender contextos e situações sem recorrer o tempo todo a dicionários e tradutores. Pensando nisso, separamos 9 dicas de livros para ampliar o seu vocabulário. Confira! 

Nível básico 

Se você está iniciando os estudos de um novo idioma, sugerimos os três títulos a seguir. Apesar de terem uma escrita e vocabulário mais básicos, eles já conseguem ajudar bastante a turbinar seu aprendizado. 

1. Charlotte’s Web, de E.B. White

Este romance abrange todas as faixas etárias e é um marco da literatura infantil. Ele é ideal para quem está começando a prática da língua inglesa. Charlotte’s Web conta a história de um porquinho ajudado por uma aranha, que tenta impedir que ele seja abatido. Trata-se de uma encantadora obra sobre o poder da amizade.

2. The Giving Tree, de Shel Silverstein

Mais um clássico da literatura norte-americana que serve para o estudo do inglês básico. O enredo gira em torno do amor entre uma árvore e um garoto. Por ser uma obra simples, The Giving Tree é perfeita para iniciantes, independentemente da sua idade. 

3. The Old Man and the Sea, de Ernest Hemingway

The Old Man and the Sea é outro clássico, também muito útil para quem está no nível básico do inglês. O livro relata a história de luta de um velho pescador e o maior peixe que ele já pescou em toda a sua vida. Após um feito surpreendente, sua vida muda completamente, bem como a sua sorte.

Nível intermediário 

Se você já saiu do nível básico, indicamos a leitura dos seguintes livros: 

1. Eat, Pray, Love, de Elizabeth Gilbert

Abrangendo leitores do nível intermediário e avançado, Eat, Pray, Love é uma obra literária de memórias da própria autora. Ela narra fatos e sentimentos a respeito da sua viagem ao redor do mundo após seu divórcio e decepções no âmbito profissional. 

2. Three Cups of Tea – Young Readers Edition, de Greg Mortenson

A história de Three Cups of Tea é intensa e narra a jornada de um alpinista que acaba se perdendo nas montanhas e é resgatado pelo povo de um vilarejo local. Como forma de agradecimento, ele promete voltar e construir uma escola. Trata-se de uma obra para você praticar inglês e se inspirar pelo que está lendo.

3. A Wrinkle in Time, Madeleine L’engle

A Wrinkle in Time é uma verdadeira mistura entre frases curtas e longas, além de possuir um vocabulário bem diversificado. A história narra a vida de uma menina de 14 anos, que parte em busca de seu pai, que é sugado para uma dimensão sobrenatural.

Nível avançado 

Já com um bom nível de inglês, você pode partir para a leitura dos títulos a seguir:

1. To Kill a Mockingbird, Harper Lee

Este título retrata o modo como o Alabama de 1930 era racista, sendo leitura obrigatória em escolas dos Estados Unidos. O enredo principal gira em torno das consequências trazidas para um advogado que precisa defender um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca. Além de ser uma obra com temas complexos, To Kill a Mockingbird tem vários termos utilizados na área de direito. 

2. On the Road, Jack Kerouac

On the Road é um clássico da literatura norte-americana. O livro apresenta a jornada de um jovem escritor que conhece um andarilho com quem compartilha seu amor por jazz, literatura e a vontade de viajar pelo mundo afora. A partir disso, ele pega a estrada para viver muitas experiências.

3. Pride and Prejudice, Jane Austen

Um livro para quem realmente quer praticar o seu inglês em nível avançado, Orgulho e Preconceito é um romance clássico que retrata o universo de mulheres fortes buscando pelo próprio futuro em uma sociedade muito machista. 

Durante o isolamento necessário para prevenir a doença Covid-19, os livros em inglês podem ser os seus melhores amigos. Além de aproveitar o momento para praticar o idioma, não perca a oportunidade de começar a planejar seu próximo intercâmbio. 

Mesmo só podendo viajar daqui a vários meses ou até depois de 2021, já dá para preparar os principais detalhes da experiência. Conte conosco!