Quem nunca teve curiosidade em descobrir como, quando e de onde veio? Com a Águia, é possível! Se você acredita ter algum indício italiano em seu passado, esse texto é para você!
História
A presença italiana no Brasil não é de pouco tempo. Desde o século XIX, nosso país atraia a população da Itália, que encontrou em terras brasileiras a oportunidade de trabalhar e ter uma vida nova. Enquanto os primeiros imigrantes começaram a chegar em 1870, o ápice da imigração ocorreu entre 1880 e 1910. De acordo com estimativas da Embaixada da Itália no Brasil, cerca de 25 milhões de descendentes de italianos vivem por aqui, concentrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste.
Como saber se tenho?
Você não precisa ir tão longe para saber a origem de seus antepassados. Basta perguntar aos membros de sua família, que podem ter informações valiosas sobre a sua origem. O próprio sobrenome já é um excelente indicativo da sua cidadania. Outra fonte poderosa para descobrir as suas raízes e até mesmo de que região de determinado país você vem é a internet. Atualmente, existem muitos sites que realizam a pesquisa por você, como é o caso do Cognomix.
Depois ter a descendência sugerida por meio de buscas, é necessário juntar os documentos necessários que comprovem o fato. Você pode solicitar a certidão de nascimento de inteiro teor, a certidão de casamento e a certidão de óbito – se for o caso – do parente em questão no cartório da sua cidade. Ainda é exigido seguir algumas regras, como o pagamento de taxas e apresentação no Consulado Geral.
O programa
Com mais de 40 anos de trabalho, a Leonardo Da Vinci se destaca como uma das escolas mais prestigiadas da Itália, tendo sedes em Roma, Milão, Florença, Siena e Viareggio. A instituição foca no ensino do idioma combinado com a riquíssima cultura do país, promovendo até hoje um aprofundado estudo de suas ramificações.
Pensando em conectar os descendentes de italianos com seu passado, a escola conta com o inovador curso ‘’Descubra suas Origens’’, realizado apenas em Milão e tendo duração entre 2 e 12 semanas. Nele, o aluno irá usufruir de:
– aulas de língua italiana com estudantes de diferentes nacionalidades;
– história da imigração italiana;
– análise da região de seus antepassados e estudo do dialeto no local;
– pesquisa sobre as origens do sobrenome.
A escola ainda se dispõe a planejar uma visita ao local de origem com acompanhamento de professor e a auxiliar o aluno no processo de solicitação da cidadania italiana. Para cursar o programa, é necessário comprovar a descendência italiana e ter o nível Elementary A2 do idioma. O curso tem início todas as segundas-feiras e tem o máximo de 14 alunos por sala.
Que tal se aventurar nessa jornada de autoconhecimento?
Faça um intercâmbio para Milão cursando o Descubra suas origens!