As maiores curiosidades sobre a Black Friday - Águia Intercâmbios
Intercâmbio em família – uma nova tendência de estudos no exterior
14 de novembro de 2018
Além da França: 5 países para estudar o francês
30 de novembro de 2018
Mostrar tudo

As maiores curiosidades sobre a Black Friday

Muitos esperam o ano inteiro por este dia. A sexta-feira que segue o Dia de Ação de Graças é tomada pelas maiores ofertas e descontos do mercado. Estamos falando da Black Friday, o maior dia de compras do ano. Lojas e consumidores se unem para vender e adquirir produtos por até 90% do preço original. Uma oportunidade tão imperdível, que as filas, a movimentação e a procura na Black Friday superam a de datas comemorativas e virada de estações. Tudo funciona diferente. As lojas costumam abrir de madrugada, e acredite, os estoques podem acabar antes mesmo do sol se pôr!

 

Outros países

O resultado não podia ser outro: a data virou febre e acabou sendo adotada por diversos países ao redor do mundo. No México, a Black Friday ganha dois dias a mais e ganha o nome de ‘’El Buen Fin’’, que significa o ‘’Bom fim de semana’’. No Canadá, a celebração acontece em maioria no Boxing Day, um dia após o Natal. Na Inglaterra, as ofertas atingem o ápice logo na primeira semana de novembro.  Já no Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010, e tem feito cada vez mais sucesso entre os consumidores.

 

A origem

Apesar de atualmente estar relacionada aos generosos descontos do mercado, a Black Friday nem sempre esteve ligada a algo positivo. Em 1869, o termo foi usado pela primeira vez quando dois especuladores tentaram tomar a bolsa de ouro de Nova York. O governo foi obrigado a intervir, elevando a oferta de matéria-prima e derrubando os preços, o que fez com que muitos investidores perdessem suas fortunas.

Mais para frente, o termo foi visto em 1960, na Filadélfia. Policiais do estado americano usavam o termo ‘’Big Friday’’ para se referir ao caos do trânsito no feriado de Thanksgiving. O fluxo de carros era tão intenso que muitos lojistas faziam promoções para atrair para as lojas aqueles que estivessem no tráfego.

Há ainda quem opte pela explicação mais simples. O Black se refere à cor preta, o que nos Estados Unidos indica estar financeiramente bem. Por isso, a Black Friday seria a chance das lojas saírem do vermelho.

Já em 2001, a data se tornou oficialmente o dia dos melhores descontos do ano.

 

Cyber Monday

Quem perde a hora também não precisa se preocupar. A Cyber Monday é a segunda-feira que sucede a Black Friday, que ainda garante aos consumidores bons descontos exclusivamente na internet. A data foi criada por empresas de marketing para incentivar a compra online.

 

Em 2019, a Black Friday cairá no dia 29 de novembro! Programe-se para viajar para o exterior e garantir os melhores preços do mercado.

Por enquanto, você pode conferir as nossas ofertas de intercâmbio da Black Friday aqui.