ETIAS: conheça a nova autorização para entrar na Europa
5 de março de 2020
Como lidar com o Coronavírus sem cancelar seus planos
19 de março de 2020
Mostrar tudo

As melhores atrações de Salamanca

Quando o destino é a Espanha, cidades como Madri costumam marcar presença em roteiros de viagem. Outro lugar que você não pode deixar de conhecer quando tiver a chance é Salamanca. Recheada de incríveis atrações e pontos turísticos, esse local é bonito, charmoso e cheio de história. 

Para mostrar o quanto Salamanca é interessante e merece ser visitada quando você tiver a oportunidade, separamos os melhores pontos turísticos para serem visitados nesse lugar fantástico.

Conheça as atrações imperdíveis de Salamanca

1. Catedral Nova e Velha

Devido ao aumento populacional, Salamanca precisou construir uma nova catedral que suportasse uma maior capacidade de fiéis. Porém, isso não significa que a antiga precisou ser derrubada. Então, você pode visitar as duas e conhecer um pouco mais sobre a história e a arquitetura da cidade.

A Catedral Nova de Salamanca teve sua construção iniciada no século 16, mas a obra só foi finalizada dois séculos depois. Dedicada a Assunção de Virgem Maria, a nova catedral possui traços da arquitetura gótica e barroca. Esse ponto turístico impressiona pela imponência de seu interior. Existem algumas formas de conhecê-la, como indo a um culto ou realizando um tour.

Já a Catedral Velha de Salamanca, preservada apesar da construção da nova, segue em pé e contrasta os diferentes estilos de arquitetura entre as duas. Sua construção iniciou-se no século 12, terminando apenas no século 14, com traços da arquitetura romântica e gótica. Tais características evidenciam um momento de transição arquitetônica na Espanha e no mundo, principalmente pelos detalhes góticos. A Catedral Velha possui duas estátuas logo na parte da frente da construção, que representam o cenário da anunciação.

2. Universidade de Salamanca

Fundada em 1218, a Universidade de Salamanca destaca-se por ser a mais antiga de toda a Espanha, com mais de 800 anos de história. Além disso, essa instituição de ensino é uma das primeiras de toda a Europa.

Funcionando ininterruptamente desde sua fundação, a Universidade de Salamanca é a única da Espanha que se manteve em atividade ao longo dos séculos. É uma atração imperdível, tanto pela sua arquitetura imponente quanto por toda história e tradição que você pode conhecer por meio de suas salas e corredores.

3. Plaza Mayor

A Plaza Mayor é o principal ponto de encontro da cidade. Seja de dia ou de noite, esta atração fica cheia de pessoas e manifestações artísticas espalhadas pela sua extensão. Ela é considerada um dos mais belos e imponentes monumentos de toda a Espanha, construído em estilo barroco, sendo o principal ponto turístico de Salamanca. Não à toa, foi declarada Monumento Nacional em 1935.

Ponto central da cidade, a Plaza Mayor oferece diversas opções de entretenimento e comércio ao seu redor, com sorveterias, restaurantes, lojas de souvenirs, joalherias e farmácias. 

Uma das grandes tradições da praça e da cidade de Salamanca acontece em todo dia 15 de agosto desde o século 15. Chamada de Mariseca, a tradição é marcada por pessoas colocando um mastro com a imagem de um touro e com a bandeira da Espanha no centro da Plaza Mayor. Isso indica que as festas de Salamanca, que se iniciam em setembro, estão próximas. O mastro e a bandeira são retirados somente após ao fim das festividades.

4. Museu Casa Lis

Lar da arte Déco e da arte Nouveau, o Museu Casa Lis proporciona a sensação de viajar no tempo, desde o fim do século 19 até o início da Segunda Guerra Mundial. Trata-se de um lugar onde a arte dessa época encontra-se muito bem preservada.

Além disso, é a oportunidade de apreciar obras artísticas realmente raras e especiais. Afinal, para que as peças possam ser expostas, é necessário que passem por um processo altamente meticuloso e que atenda a critérios estéticos bastante específicos.

Mais do que as incríveis obras de arte que abriga, o prédio da Casa Lis também é um espetáculo por si só. Lá você pode admirar vidraças coloridas que encantam seus visitantes.

Viaje com a Águia

Ficou curioso para conhecer as belezas de Salamanca? Entre em contato conosco e descubra esse e vários outros destinos maravilhosos à sua espera.