ETIAS: conheça a nova autorização para entrar na Europa

Explorando o Nepal: como fazer esta jornada espiritual com o Budismo
28 de fevereiro de 2020
As melhores atrações de Salamanca
12 de março de 2020
Mostrar tudo

ETIAS: conheça a nova autorização para entrar na Europa

Você já ouviu falar sobre o Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem (ETIAS)? Trata-se de uma nova documentação que 60 países europeus decidiram adotar. O objetivo é simples: maior controle de quem está cruzando suas fronteiras e, consequentemente, mais segurança dentro dos países.

Quem já viajou para a Europa sabe que brasileiros não precisam de visto para desembarcar lá. Mas isso está prestes a mudar porque o ETIAS passará a ser obrigatório a partir de 2021. Como ele será obrigatório, quanto antes você se organizar, menor será a possibilidade de passar sufoco perto da sua viagem ano que vem. 

Mas não se assuste, você não precisar ir a uma embaixada de um país europeu ou algo parecido: tudo é feito on-line!  Quer saber onde surgiu essa documentação, quem precisa ter e muito mais? Confira algumas respostas importantes sobre o ETIAS: 

1. Quem precisa tirar o visto?

Todas as pessoas que viajarem para os países do chamado Espaço Schengen. O motivo da viagem deve ser apenas turismo ou negócios. Se você tiver que ir para estudar ou a trabalho, cada país possui as suas próprias regras e vistos.

2. Por quanto tempo vale a autorização?

O ETIAS terá validade de 3 anos a partir da sua emissão, ou seja, poderá ser usado várias vezes. No entanto, os turistas terão um prazo máximo para permanecer lá: 90 dias num período de 6 meses. 

3. Por que o ETIAS é obrigatório?

Porque os países do Tratado de Schengen pretendem identificar quem atravessa suas fronteiras a partir de um controle maior baseado em quem tem o documento. Com o cadastro, autoridades internacionais poderão rastrear e identificar possíveis ameaças contra a segurança interna. 

Também será uma forma de impedir a entrada de imigrantes sem autorização para entrarem nos países. Todos os turistas com o registro poderão ser rastreados pela Organização Internacional de Política Criminal (Interpol) e outros bancos de dados internacionais. 

4. Como solicitar o ETIAS?

É possível conseguir a autorização por meio de um formulário on-line, de simples preenchimento. Você pode finalizar a solicitação em menos de 10 minutos. Após concluir, a aprovação é encaminhada por você via e-mail. Se não te autorizarem, não precisa se preocupar, pois você terá a chance de recorrer e a resposta chegará em no máximo duas semanas. 

5. Quanto custa o ETIAS?

Para ter essa documentação importante, é necessário pagar uma taxa de 7 Euros (cerca de R$32,00). Basta usar seu cartão de crédito/débito e ter mais que 18 anos de idade. Porém, sempre há o risco de ser barrado por oficiais de imigração quando você desembarcar no seu destino. Ainda assim, ter o documento é essencial! 

6. Quais documentos são necessários?

Você precisa do seu passaporte com validade, endereço de e-mail e um cartão para efetuar o pagamento. As informações solicitadas são dados biográficos básicos e detalhes do passaporte. Além disso, também é indispensável responder a algumas perguntas relacionadas à sua escolaridade, ao seu trabalho e à sua saúde. 

Ao viajar para a Europa, lembre-se de levar comprovante dos recursos financeiros para sua estadia lá. Ter passagem de volta já garantida é outro fator que facilita a entrada. E não se esqueça de contratar um Seguro Viagem, para evitar qualquer problema. 

7. Quem tem dupla cidadania precisa do ETIAS?

Pessoas com dupla cidadania podem solicitar esse visto com qualquer um de seus passaportes, contanto que o país selecionado seja elegível e que o passaporte em questão seja válido por 6 meses, no mínimo. A viagem inteira para países do Espaço Schengen deve ser feitas com o passaporte vinculado diretamente ao cadastro do ETIAS. 

A Europa está toda à sua disposição, basta escolher o destino e planejar sua viagem e separar os documentos necessários. Que tal escolher seu roteiro com a nossa ajuda? Clique aqui para falar com a Águia.