Após decidir iniciar o planejamento para estudar no exterior, surge uma das principais dúvidas: por quanto tempo? A preocupação com o máximo proveito da experiência e o processo de aprendizado tornam essenciais a escolha do período ideal. Saber a duração de um intercâmbio envolve vários fatores, que partem do objetivo principal da viagem, passando pelas necessidades, a disponibilidade, o orçamento e claro, a dedicação de cada indivíduo.
Com a duração definida, é possível planejar melhor todas as etapas do intercâmbio, até mesmo a melhor época para viajar. As inúmeras opções de programas garantem permitem que o intercambista estude por um período que varia de 1 semana até o tempo máximo permitido pela legislação de determinado destino, podendo chegar a mais de 1 ano.
Confira as dicas da Águia para definir a duração do seu intercâmbio!
Nível de conhecimento
Você precisa conhecer o seu nível de conhecimento no idioma e estabelecer uma meta de quanto gostaria de evoluir. A capacidade de se comunicar em outro idioma terá grande influência na decisão do tempo de aprendizado.
Mas vale lembrar que por maior que seja o seu conhecimento no idioma, o objetivo de um intercâmbio é aprender por meio da vivência e o estudo no exterior.
Dedicação
Estabelecido o seu nível no idioma, é hora de levar em conta a disposição e dedicação em relação aos estudos. Você se compromete ao máximo em cumprir toda a carga horária de aulas, seguir a metodologia da instituição e focar nos estudos? Você está disposto a ter aulas intensivas, estudar em horas vagas e deixar um pouco de lado as atividades de lazer? Tudo depende apenas de você!
É importante levar em consideração que você também terá o seu próprio tempo para processar todas as novidades!
Curso
Vale ressaltar que o principal objetivo de intercâmbio neste post é o domínio de um idioma. Programas de trabalho e estudos, cursos combinados com atividades e outros, envolvem diferentes objetivos.
Existem ainda outros cursos nos quais não é possível definir um tempo de duração certo. Por exemplo, cursos de high school exigem que o aluno permaneça por um período mínimo de 6 meses na instituição. Enquanto alguns programas de especialização já possuem o cronograma definido.
Limitações
Reflita sobre as suas próprias limitações. Seja realista e escolha um período confortável para viver fora do seu próprio país. Você irá adentrar em uma nova cultura, longe de seus familiares e em um ambiente desconhecido. Quanto tempo a situação irá ser realmente proveitosa?
Visto
Consulte as necessidades de vistos do seu destino e verifique o que lhe parece viável. Enquanto a Irlanda permite que o visto seja tirado por lá, a Inglaterra exige o documento apenas para cursos de longa duração. Já em outros casos, como dos Estados Unidos e Canadá, o visto é exigido independente do tempo de estadia do estudante.
Por esse e tantos outros motivos, é importante contar com uma agência de intercâmbio qualificada que te auxilie em todas as etapas de sua viagem! Assim, você estará pronto para viver uma aventura completa no exterior!