Tipos de trabalho voluntário para fazer em 2020 | Águia Intercâmbios

Conheça os tipos de trabalho voluntário para fazer em 2020

Relato de viagem: Grupo Águia Tailândia 2019
5 de dezembro de 2019
Intercâmbio em Atlanta: o que fazer na cidade
16 de dezembro de 2019
Mostrar tudo

Conheça os tipos de trabalho voluntário para fazer em 2020

O trabalho voluntário ajuda as pessoas a conhecerem novas realidades e a aprenderem bastante enquanto transformam a vida de quem mora em outros países. Que tal fazer isso ao fazer uma viagem internacional? 

Conheça os tipos de voluntariado que você pode fazer em 2020. Além disso, não perca a oportunidade de praticar outro idioma, conhecer novas paisagens, aprender sobre culturas diferentes e, de quebra, ajudar quem precisa.

O turismo social é uma prática que alia visitações a diferentes países e ações voluntárias de vários tipos. Para participar, basta escolher uma organização social que ofereça um roteiro do seu agrado junto de atividades que se encaixem no seu perfil. 

Veja as principais opções de voluntariado para ter experiências transformadoras em 2020:

 

Aulas filantrópicas

Caso você tenha uma habilidade específica, é possível conferir programas de voluntariado em que seus conhecimentos possam ser ensinados à população nativa. Muitas pessoas fazem trabalho voluntário dando aulas de inglês ou outros idiomas, além de habilidades ligadas a instrumentos musicais e diferentes dons artísticos.

Se você tem habilidade em algum esporte, também pode fazer trabalho voluntário internacional levando seus conhecimentos esportivos a crianças e adolescentes de outras nações. 

Ao ensinar futebol ou outro esporte para pessoas que não possuem condições de ter um aprendizado adequado, é possível ensinar não apenas habilidades específicas dos esportes. É possível ensinar noções de autoconfiança, trabalho em equipe e desenvolvimento físico e cognitivo. 

Ensinar dança, fotografia e pintura são outros exemplos de ações que você pode fazer durante uma viagem internacional. E não é necessário ser um profissional nessas áreas para dar aulas voluntárias, dependendo da instituição e do país em questão. 

 

Melhorias de infraestrutura 

Durante sua passagem por outro país, uma alternativa de voluntariado é ajudar em melhorias de infraestrutura das comunidades locais. Por meio do trabalho manual, você pode ajudar as pessoas nativas a terem casas, hortas e espaços coletivos melhores. 

Em geral, para essa forma de trabalho voluntário você será treinado para atuar do jeito esperado por eles. Assim como nas outras ações filantrópicas, o compromisso com melhorias na infraestrutura é uma oportunidade de criar laços com as famílias locais e o impacto do seu esforço será facilmente percebido. 

 

Assistência a animais 

Quem prefere o contato com bichos pode optar pelo voluntariado destinado a prestar assistência a animais do destino selecionado. Esse tipo de trabalho contempla passeios e socialização com animais de instituições locais. 

 

Voluntariado sustentável 

Também dá para aproveitar seu tempo em outro país ajudando a natureza. Para isso, é só participar de projetos envolvidos com sustentabilidade. Há várias maneiras de fazer voluntariado sustentável internacional. Isso inclui auxílio na limpeza do meio ambiente local.  

 

Empoderamento

Uma tendência de trabalho voluntário no exterior é participar de projetos que ajudam a empoderar as pessoas dos países visitados. Lugares onde há pouca valorização feminina e com muita violência doméstica, por exemplo, são ideias para esse tipo de ação. 

 

Auxílio a doentes e a pessoas com deficiência

Muitas pessoas exercem a própria profissão ajudando pessoas doentes de outros país. É o caso de médicos e outros profissionais da área de saúde. Porém, também é possível fazer trabalho voluntário sem ter essas especializações.  

Há projetos internacionais focados em auxiliar pessoas com deficiência. Qualquer um pode participar, pois geralmente as instituições oferecem treinamentos. Basta ter vontade de ajudar o próximo.

 

Fale conosco para conhecer os nossos programas!