Os melhores pontos turísticos de Barcelona
4 de setembro de 2020
As atrações mais imperdíveis da Califórnia
13 de outubro de 2020
Mostrar tudo

Costumes italianos que brasileiros precisam conhecer

Todos os países têm suas regras sociais peculiares e a Itália não é exceção. Os costumes italianos podem ser muito diferentes do que os brasileiros imaginam e, por isso, é importante agir com cuidado durante seu intercâmbio no país. Pensando nisso, separamos os principais costumes italianos que brasileiros precisam conhecer e evitar gafes no exterior. 

Cumprimentos italianos

No encontro e na despedida, amigos e estranhos desejam “bom dia” (“buongiorno”) ou “boa noite” (“buonasera”). Além disso, “Ciao” (o “olá” deles) não é usado entre pessoas que não são próximas, a não ser que alguém use primeiro. 

Os italianos que são amigos se cumprimentam com um beijo, geralmente primeiro na bochecha esquerda e depois na direita. No entanto, se não há intimidade, o cumprimento é apenas com um aperto de mão. Na dúvida, seja mais formal.

Gestos italianos

Italianos são conhecidos por falarem alto e fazerem muitos gestos com as mãos. Por isso, não se assuste ao ver duas ou mais pessoas falando alto e gesticulando como em uma briga. Provavelmente eles apenas estão conversando sobre um fato comum do dia a dia. 

Passeios turísticos e vestimentas

A Itália está cheia de igrejas e muitas delas contêm obras de arte. Mas, além de pontos turísticos, elas também são locais de adoração. Portanto, certifique-se de estar vestido adequadamente.

Shorts, tops e roupas sem mangas não são bem-vistas nesses ambientes. No verão, leve uma jaqueta ou outra peça de roupa para cobrir os ombros antes de entrar em uma igreja,para ser o mais respeitoso possível, mesmo não fazendo parte da religião em questão.

Café da manhã e hábitos alimentares

Algo que muitos brasileiros estranham em relação aos costumes italianos é o café da manhã. Diferentemente do Brasil, onde fazemos uma refeição com alimentos como pães, ovos e queijos, o tradicional café da manhã na Itália é composto apenas por um café, croissant doce e, no máximo, um iogurte. Salgados não são tão comuns durante a primeira refeição do dia. Porém, é bem possível que isso seja compensado ao longo do dia, já que a base da alimentação dos italianos é pão, pizza e massa (chamada de “pasta” por lá).

Riposo italiano

O riposo é o período de 3 a 4 horas em que as lojas e escritórios italianos fecham todos os dias na hora do almoço para que as pessoas repousem um pouco. Os estabelecimentos costumam reabrir só no fim da tarde. É uma tradição que está em vigor há muitos séculos e uma questão de cultura nacional, podendo pegar muita gente de surpresa, afinal, não temos esse costume no Brasil.Você está planejando uma viagem para a Itália? Não importa seu tipo de viagem, é importante estar bem preparado e nós podemos te ajudar nisso. Entre em contato conosco, para garantir a melhor assistência e as melhores condições ao conhecer esse país tão adorado.