Descubra os principais pratos típicos da Alemanha

Por que estudar francês no Canadá é uma ótima opção?
19 de junho de 2020
High School nos Estados Unidos: curiosidades para quem vai fazer intercâmbio
7 de julho de 2020
Mostrar tudo

Descubra os principais pratos típicos da Alemanha

Você provavelmente conhece pretzels e já ouviu falar que os alemães adoram salsichas com batatas, não é mesmo? A Alemanha é rica em especialidades culinárias regionais e pratos tradicionais, alguns nem sempre lembrados. Enquanto você se planeja para fazer uma viagem até o país, preparamos uma lista para você descobrir os principais pratos típicos desse destino.

Confira 10 pratos tradicionais da Alemanha

1. Pretzel

Verdadeiro símbolo da culinária alemã, o pretzel é uma especialidade da Baviera que pode ser encontrada em outras cidades alemãs. Em Munique, por exemplo, você pode comer em qualquer lugar, a qualquer hora do dia e especialmente no café da manhã, com salsichas brancas (Weißwurst), acompanhado por mostarda de mel e cerveja.

O pretzel é um sanduíche de brioche feito de massa salgada na forma de nós entrelaçados e coberto com grãos de sal grosso. Nada melhor para um aperitivo!

2. Pão alemão e Brötchen

Nas padarias alemãs, é possível encontrar todos os tipos de pão e Brötchen: com sementes de girassol, gergelim ou papoula, farinha de centeio ou farinha integral (ou com farinha semi-completa), etc. Ao contrário da França e de seus pães brancos, os alemães preferem pão integral com grãos mais escuros.

Brötchen é o nome dos sanduíches (que é o significado da palavra em alemão). Um café da manhã alemão não está completo sem o Brötchen. Queijo e salsichas também não podem faltar!

3. Franzbrötchen

Sobremesa típica de Hamburgo, o Franzbrötchen tem a aparência de um croissant feito com manteiga e canela. Não perca esta delícia quando puder visitar o país!

4. Hackepeter

O que é melhor para acompanhar o seu cappuccino no café da manhã do que um bife tártaro em um sanduíche? Com uma cebola crua extra, melhor ainda! Não é um exagero, esse é de fato um prato muito popular no norte da Alemanha, às vezes chamado Bauernfrühstück, o café da manhã do fazendeiro.

5. Kartoffelpuffer

É uma panqueca de batata, geralmente frita em uma panela. Existem muitas receitas diferentes, dependendo da região, mas as receitas são basicamente uma combinação de batatas raladas, ovos e cebola. Kartoffelpuffers são frequentemente servidos com molho de maçã.

6. Kartoffelsalat

Um dos pratos mais populares e conhecidos da culinária alemã, a salada de batata é um prato feito de batatas com pepinos e cebolas em vinagrete ou maionese. 

7. Königsberger Klopse

O nome deriva da antiga cidade alemã de Könisberg e é um prato que consiste em almôndegas em molho branco feito de caldo de carne, creme e ovos com alcaparras. Embora a aparência possa parecer pouco atraente, é um grande conforto quando está frio.

8. Eisbein ou Schweinshaxe

Eisbein, também chamado (Schweinshaxe), é um delicioso prato alemão, feito a partir de uma junta de porco marinada, cozida em água no norte da Alemanha (principalmente em Berlim) ou assada no sul da Alemanha. O nome “Eis-bein” (perna de gelo) remonta ao tempo em que o osso era usado para fazer as lâminas dos patins de gelo.

9. Schweinsbraten 

O porco assado é um prato geralmente servido com batatas ou Knödel e outros legumes cozidos no suco da carne. Pode-se escrever tanto Schweinebraten quanto Schweinsbraten, que significa simplesmente porco assado. É o prato mais popular da gastronomia do sul da Alemanha.

10. Currywurst

O símbolo da culinária de Berlim é uma salsicha (grelhada ou cozida) servida inteira ou fatiada. Ele é acompanhada por um molho caseiro de tomate com curry (ou ketchup, na maioria dos casos), polvilhado com curry em pó. Há até um museu de currywurst em Berlim! 

Caso queira conhecer e, principalmente, saborear alguns desses pratos na Alemanha, entre em contato com a gente e comece a se planejar.