Florença: o coração artístico da Itália - Águia Intercâmbios
8 passeios para crianças e adolescentes em Toronto
14 de setembro de 2018
A essência de Barcelona através das obras de Antoni Gaudí
28 de setembro de 2018
Mostrar tudo

Florença: o coração artístico da Itália

Não é de hoje que as obras italianas provocam suspiros ao redor do mundo. Desde os tempos de civilização grega, a Itália produz obras de valor inestimável! Com mais de 2 mil anos de história, a charmosa Florença desempenhou um papel fundamental na riqueza artística do país. A importância da cidade a levou a ser um dos primeiros lugares inscritos como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1982. Segundo dados da organização, cerca de 60% das obras mais importantes do planeta encontram-se em território italiano. Dessa porcentagem, metade está concentrada em Florença.

 

História

Palco de importantes acontecimentos, a cidade marcou o início do renascimento, o período cultural mais rico da Europa, além de ter sido o local onde prosperaram gênios da arte. Os mestres da literatura Dante Alighieri e Giovanni Boccaccio e os revolucionários da pintura Leonardo Da Vinci e Michelangelo Buonarrotti se destacam como as figuras mais famosas.

Tudo isso deve-se ao passado esplêndido da antiga capital da Itália, que investiu em arte como forma de poder. Por mais de 300 anos, a família Médici dominou o cenário político e comercial de Florença. Os Médici foram responsáveis não apenas pelo apogeu cultural da cidade, mas também por suas importantes construções.

 

Atrações

Entre a herança da poderosa família, destaca-se a Galeria Uffizi, um dos museus mais importantes do mundo. A galeria foi construída a mando de Cosme I Médici como futura residência oficial, que com o tempo passou a abrigar a majestosa coleção de obras de arte da família. Por lá, o talento de artistas italianos como Boticelli, Giotto e Caravaggio e estrangeiros, como Dürer e Rembrandt.

No entanto, o principal símbolo dos Médici em Florença é o Palácio Vecchio, que funcionava como residência oficial da realeza. Em estilo medieval, a obra possui formato de castelo e uma torre de quase 100 metros de altura. O palácio está situado na Piazza della Signoria, a principal praça de Florença junto com a Piazza del Duomo. Ambas reúnem monumentos antigos e famosas obras da cidade.

Caminhar pelas ruas e pontes de Florença é testemunhar a verdadeira essência dos mais variados estilos artísticos. Prova disso é o cartão-postal da cidade: a Ponte Vecchio. Erguida em arco medieval sobre o rio Arno, a ponte é ocupada por inúmeras lojas e comerciantes desde sua origem. Já a Catedral de Santa Maria del Fiore é um ícone do estilo gótico e também uma das maiores esculturas arquitetônicas da Itália.

 

Para completar, Florença é palco de diversas exposições periódicas e festivais que mesclam música, cinema, teatro, arte e dança de modo a se ter sempre algo novo para ver, ouvir e sentir. Mas não subestime a cidade italiana, que além de preservar a alma artística, ainda oferece excelente gastronomia, vibrante vida noturna e divertidas atrações!

 

Estude italiano por 2 semanas em Florença com a Águia Intercâmbios!