Irlanda do Norte e República da Irlanda: o que você precisa entender

Irlanda do Norte e República da Irlanda: o que você precisa entender

Toronto ou Vancouver? Veja qual cidade combina mais com você
8 de novembro de 2019
Relato de viagem: Grupo Águia Tailândia 2019
5 de dezembro de 2019
Mostrar tudo

Irlanda do Norte e República da Irlanda: o que você precisa entender

Você já ouviu falar na Irlanda e na Irlanda do Norte, certo? Existe a “Irlanda do Sul”? Dublin é a capital de qual delas? Neste artigo você vai entender como funciona a divisão desse país europeu.

A Irlanda teve sua partição em duas regiões (Irlanda do Norte e Irlanda do Sul) em maio de 1921, por meio de um ato aprovado pelo Parlamento Britânico. Inicialmente as duas regiões permaneceriam dentro do Reino Unido. Contudo, em 1922 a Guerra da Independência Irlandesa gerou a separação da Irlanda do Sul. A cisão se deu sobretudo por questões religiosas.

A Irlanda do Sul (parte católica), que reivindicou sua independência, passou a se chamar apenas Irlanda. Já a Irlanda do Norte (parte protestante) decidiu permanecer no Reino Unido.  Hoje o Reino Unido é um estado soberano, constituído dos seguintes países: Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

As capitais da Irlanda e Irlanda do Norte

Certamente você já ouviu falar de Dublin. Dublin é a maior cidade da Irlanda e também sua capital. Lá vive cerca de ⅓ da população do país. Dublin é bastante conhecida por seu povo festivo e seus pubs (são mais de 600 espalhados pela cidade!), talvez por isso seja um destino bastante visitado pelos brasileiros.

Já a outra parte, a Irlanda do Norte, guarda diversas surpresas. Belfast, sua capital, também é uma cidade encantadora.

Principais atrações turísticas de Belfast

Para de fato compreender a cidade é necessário entender os conflitos. Apesar de Belfast hoje ser uma cidade bastante segura, seus monumentos, construções e sua arte urbana relembram esses tristes eventos de sua história.
Mas, para além disso, a cidade é vibrante, jovial e cheia de cultura. Confira o que você não pode deixar de visitar:

Parliament Buildings

Também conhecidos como Stormont, por serem localizados na área de Stormont Estate. É a sede do governo da Irlanda do Norte. A beleza dos prédios é incrível. Tire algumas horas da sua viagem  para fazer uma visita guiada aos Edifícios do Parlamento.

Cave Hill

Suba até o alto desse pico e curta uma maravilhosa vista de toda cidade e alguns pontos da Escócia. Nos dias mais claros, a vista lá de cima é ainda mais impressionante.

Titanic Museum

O museu, majestoso como a antiga embarcação, conta a história de sua construção e inauguração. Não deixe de visitar o interior do museu e conhecer sua lojinha de souvenirs.

St. George’s Market

Inclua no seu roteiro esse charmoso mercado de fim de semana em Belfast. É uma oportunidade única de saborear a rica culinária local, com fortes características artesanais. Além da culinária local você encontra desde falafel até o clássico mac’n’cheese.

Belfast Castle

Construído no século XII, esta incrível construção fica a 400 metros acima do nível do mar e é um dos mais visitados pontos turísticos de Belfast e proporciona uma vista magnífica da cidade.

Cathedral Quarter

A área mais badalada de Belfast, principalmente à noite. Lá estão os pubs favoritos dos visitantes, inclusive o famoso The Dark Horse, que tem um dos portões da série Game of Thrones.

Victoria Square

É a praça principal de Belfast e também conta com um shopping center. Possui lojas de diversas marcas conhecidas e lanchonetes também famosas.

Crumlin Road Gaol

É o prédio onde ficava uma prisão de segurança máxima. Em sua história há pouquíssimos relatos de fugas e tinha uma ala só para crianças. Há um túnel subterrâneo que liga o edifício da prisão ao fórum, situado do outro lado da rua. A medida era para evitar que os presos passassem pela rua, por conta da tensão gerada pelos conflitos.

Peace Walls

Para compreender a história e a cultura da cidade de maneira bem inusitada, visite os muros de paz, ou linhas de paz. Por meio de grafites eles contam a história dos conflitos e convidam à reflexão. Foram sendo construídos a partir de 1969.

Queen’s University e Ulster Museum

O prédio da universidade mais famosa da Irlanda do Norte é belíssimo. Sem falar que ao lado há um Ulster Museum, dentro do Jardim Botânico de Belfast.

Dica extra: em Belfast, não deixe de fazer o walking tour gratuito. O passeio guiado sai todos os dias às 11 ho e às 14h30. É só chegar na frente do Belfast City Hall (prédio da Câmara Municipal da cidade) e procurar pelo guia com o guarda chuva escrito “Free Walking Tour”.