Os principais exames de proficiência que você deve conhecer

Faça um tour virtual pela Inglaterra ao se preparar para um intercâmbio em Oxford
24 de abril de 2020
Por que o seguro viagem é importante para intercâmbios?
7 de maio de 2020
Mostrar tudo

Os principais exames de proficiência que você deve conhecer

Para estudar no exterior, fazer um exame de proficiência no idioma oficial do país de destino é fundamental e, geralmente, obrigatório. As instituições de ensino precisam verificar se o aluno tem condições de acompanhar bem as aulas e demais atividades do curso desejado.

Mesmo que não seja possível viajar nas próximas semanas, em decorrência do isolamento social para conter o novo Coronavírus, é possível utilizar o tempo para se organizar para o intercâmbio de seu interesse. Isso inclui a preparação para o exame de proficiência exigido na escola onde você pretende passar um período estudando.

Em geral, quanto mais conceituada a universidade, mais alta é a nota requerida para os alunos serem admitidos no curso. Por isso, é indispensável conhecer os principais exames de proficiência das melhores instituições de ensino no exterior. 

Quais são os principais exames de proficiência?

Inglês

O Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o International English Language Testing System (IELTS) são os exames mais solicitados, até mesmo pelos países que não têm o idioma como principal idioma. Há mais informações sobre o TOEFL aqui. Por sua vez, os detalhes do IELTS são encontrados aqui.

Espanhol

Diplomas de Español como Lengua Extranjera (DELE) e Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española (SIELE) são os principais exames de proficiência exigidos para quem deseja fazer um intercâmbio em países de língua espanhola. O DELE não possui prazo de validade e o SIELE possui validade de dois anos. 

Descubra tudo sobre o DELE por aqui. Já para saber mais sobre o SIELE, é só clicar aqui

Francês

Se você quer fazer intercâmbio em um país cujo idioma nativo seja o francês, é importante que você se prepare para o Diplôme d’Études en Langue Française (DELF) ou o Diplôme Approfondi de Langue Française (DALF). Enquanto o DELF é voltado para estudantes de nível intermediário, o DALF é destinado a alunos de nível avançado em língua inglesa. 

Aqui você pode ter mais informações sobre os testes em francês.

Alemão

O principal exame de proficiência no idioma alemão é o Goethe-Zertifikat, aplicado pelo Goethe Institut do Brasil, melhor referência em língua e cultura alemãs no país. O exame possui 11 níveis de dificuldade e você pode descobrir todos os detalhes clicando aqui

Italiano

Para pessoas que desejam fazer um programa de intercâmbio na Itália, existem três exames de proficiência importantes e aceitos em universidades do país. São eles: o Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana (CELI), o Certificazione di Italiano come Lingua Straniera (CILS) e o Progetto Lingua Italiana Dante Alighieri (PLIDA). 

Clique aqui para saber mais sobre o PLIDA. Confira aqui onde fazer o CELI perto de você. Já aqui você tem mais informações sobre o CILS. 

Informações adicionais sobre os exames de proficiência

Cada teste possui algumas especificidades, inclusive os exames do mesmo idioma, o que interfere na decisão de qual você deve realizar. Caso você não alcance uma boa pontuação logo na primeira tentativa, não desanime. Faça uma análise do seu desempenho e volte a estudar para a próxima vez. Alguns exames são aplicados de duas até quatro vezes por ano.

Ainda não sabemos quando as viagens e estudos no exterior voltarão ao ritmo de antes. Mas é hora de fazer valer a frase que diz que em toda crise há oportunidades. Nós da Águia Operadora oferecemos a orientação necessária para quem tem o objetivo de estudar no exterior, garantindo a assistência em todo o processo, para facilitar o seu planejamento. Fale conosco para saber como realizar seu sonho!