Por que o seguro viagem é importante para intercâmbios?

Os principais exames de proficiência que você deve conhecer
29 de abril de 2020
Os melhores tours virtuais pela Itália
15 de maio de 2020
Mostrar tudo

Por que o seguro viagem é importante para intercâmbios?

Viajar é sempre uma boa pedida, inclusive quando o objetivo é estudar. Para que sua experiência seja positiva, é preciso tomar alguns cuidados. Além de se preparar com antecedência, seu planejamento para fazer intercâmbio deve incluir algo que é indispensável para aumentar sua proteção em outro país: o seguro viagem.

Você não vai querer deixar a programação de lado por causa de alguma doença ou por questões burocráticas, não é mesmo? O seguro viagem é o que ajuda as pessoas a evitarem contratempos com esse tipo de imprevisto.

A contratação de um seguro viagem acontece de modo rápido e deixa os intercambistas ainda mais tranquilos em relação à viagem, afinal, eles estarão protegidos diante de eventuais situações desagradáveis incluídas na cobertura escolhida. É possível, por exemplo, ter acesso a assistência médica e odontológica, além de ter auxílio na parte burocrática, incluindo em questões como perda ou extravio de bagagem.

Alguns países colocam o seguro viagem como requisito obrigatório para permitir a entrada no país. Porém, mesmo que o seu destino de sua escolha não apresente essa obrigatoriedade, é fundamental que você faça o intercâmbio estando coberto por uma assistência.

Qual é a importância do seguro viagem?

O seguro viagem é uma das melhores maneiras de garantir que todo o processo de viajar para o exterior seja tranquilo e seguro, oferecendo uma cobertura financeira para as adversidades que possam surgir. Com a contratação do serviço, o estudante pode se sentir mais seguro e focar nas atividades que estejam diretamente ligadas ao foco principal de sua viagem. 

Se o intercâmbio for longo, então o seguro viagem é ainda mais necessário, pois nunca podemos prever os imprevistos que surgirão em seu novo país. A contratação do seguro viagem faz você ter uma dor de cabeça a menos neste período, que deve ser marcado por experiências boas, não ruins. 

Ao morar em outro país, as diferenças climáticas e as mudanças de hábitos alimentares podem acabar resultando em doenças ou condições adversas em seu sistema imunológico. Isso pode gerar idas ao médico, fazendo o seguro viagem ser essencial. Além disso, um grande benefício é o financeiro, pois cuidados médicos podem gerar grandes despesas no exterior. 

Quais são as coberturas mais indicadas?

Diante de um caso mais específico, como o intercâmbio, algumas coberturas podem ser mais indicadas e vantajosas que outras. Por isso, antes de contratar seu seguro viagem, é necessário avaliar cada uma delas para ter certeza de que está assegurado o suficiente para dar continuidade à viagem.

A cobertura de Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas (DMHO), como o próprio nome já sugere, abrange essas três áreas, auxiliando o intercambista nas mais diversas necessidades relacionadas a elas. Também há o seguro para acidentes, seja por invalidez total ou parcial. 

Outra cobertura importante diz respeito ao extravio de bagagens. Para que ela seja contratado da maneira correta, é essencial estar atento aos termos da seguradora. Também há a possibilidade de estar protegido em relação ao cancelamento de viagem, por meio de uma cobertura que oferece as melhores condições nesse tipo de situação.

Além dessas coberturas, há também outras opções, como orientação em caso de perda de documentos, assistência funerária e repatriação.

Documentos necessários para seguro viagem

Para que você possa contratar um seguro viagem para intercâmbio com menos estresse, lembre-se de estar com o seu CPF, RG (ou CNH) e o passaporte, caso o país escolhido tenha essa exigência. Desse modo, a contratação pode ser realizada com mais agilidade. 

Ao finalizar a solicitação do contrato, você recebe a apólice da seguradora, contatos de emergência, um manual do segurado e as condições gerais sob as quais a seguradora atua. Mantenha esses itens protegidos durante toda a viagem, assim como cuida dos seus documentos pessoas!

A Águia Operadora oferece tudo o que você precisa para um intercâmbio 100% seguro. Clique aqui para planejar suas viagens conosco.