Os principais pontos turísticos da Ilha de Gozo

Descubra as delícias da Irlanda
10 de julho de 2020
Os melhores parques em Berlim
24 de julho de 2020
Mostrar tudo

Os principais pontos turísticos da Ilha de Gozo

A máxima “os melhores perfumes estão nos pequenos frascos” pode ser aplicada perfeitamente à Ilha de Gozo, destino com paisagens espetaculares, praias paradisíacas, pontos turísticos imperdíveis e locais históricos fascinantes, mesmo com a pequena extensão.

Para chegar ao destino, basta uma curta viagem de balsa saindo de Cirkewwa, a ilha principal de Malta, no Mar Mediterrâneo, até o porto de Mgarr. A viagem dura cerca de 30 minutos. A Ilha de Gozo possui um excelente sistema de ônibus que fornece acesso a todas as principais atrações turísticas da ilha. Os táxis também são uma opção, assim como os ônibus hop-on hop-off.

Principais pontos turísticos da Ilha de Gozo

De praias a museus, a ilha oferece diversas atrações. Apresentamos a seguir as principais delas. Confira: 

Cidadela

A Cidadela, também conhecida como Citadella, é uma cidade fortificada no coração da capital da ilha, Victoria. Suas primeiras fortificações foram construídas em 1500 a.C e as atuais construções foram criadas em 1622. Portanto, o local é tem uma história muito rica. 

Dentro da Cidadela, há bastante coisa para conhecer, como o Museu do Folclore, a Antiga Prisão e o Museu de Arqueologia. Já do lado de fora, na área mais moderna de Victoria, fica a Praça da Independência, a Basílica de São Jorge (Basílica de Mármore) e a Igreja Barroca de São Francisco.

Praia de Ramla 

Considerada a melhor praia da Ilha de Gozo, por sua areia macia, a Praia de Ramla (ou Ramla Bay) é a única praia de areia da ilha. A paisagem é exuberante e a água inacreditavelmente clara. Por isso, costuma atrair muitos turistas, principalmente durante o verão. Perto da praia de lá, ficam a mitológica Caverna de Calypso e os restos de uma vila romana construída há cerca de 2 mil anos.

Vinícola Tal-Massar

Uma das atrações turísticas mais populares da Ilha de Gozo, a Vinícola Tal-Massar oferece passeios que ensinam os visitantes sobre o processo de fabricação de vinhos e a história da vinha, que conta com uma paisagem deslumbrante com o mar ao longe.

Lagoa Azul

Ao visitar a Ilha de Gozo, uma das coisas mais memoráveis ​ é velejar ou fazer um passeio de barco até a Lagoa Azul, na ilha de Comino. Trata-se de um local famoso por suas águas azul-turquesa cristalinas rasas e falésias irregulares, perfeito não apenas para nadar, mas também para tirar fotografias únicas.

A ilhota paradisíaca tem apenas 3,5 quilômetros e é habitada por uma única família – não há carros no local. Mas, no verão, o local tende a ficar cheio de turistas todos os dias.

Igrejas e santuários

A Ilha de Gozo se orgulha de suas fervorosas raízes cristãs, com catedrais, igrejas e capelas em cada esquina (46 no total). Alguns desses templos cristãos são bons exemplos de arquitetura, que variam do barroco do século XVII ao neoclássico do século XX.

Não deixe de visitar a Catedral de Cidadela, construída entre 1697 e 1711 em estilo barroco, a Igreja de Bebbuġ, e a segunda igreja mais antiga de Gozo. Além disso, conheça o Santuário da Virgem de Ta ‘Pinu, que possui uma grande sala cheia de memórias deixadas por aqueles que receberam um milagre.

Museu de Arqueologia

A Ilha de Gozo tem alguns atrativos bem interessantes para o viajante que gosta de história. Um deles é o Museu de Arqueologia de Gozo, que oferece um vislumbre de todos os povos que viveram em Gozo desde o início do Neolítico até a chegada dos Cavaleiros de São João. O museu fica em uma bela casa do século XVII, dentro da Cidadela.

Templos de Ggantija

Os templos de Ggantija são um dos sítios arqueológicos mais bem preservados e impressionantes das Ilhas Maltesas. Este local pré-histórico data de um período muito antigo da vida humana: cerca de 3.600 a 3.200 a.C, na Idade do Cobre. 

Juntamente com Ta Hagrat e Skorba em Malta, acredita-se que os templos de Ggantija sejam os monumentos independentes mais antigos do mundo, inclusive anteriores às pirâmides no Egito!

Melhor época do ano para visitar a Ilha de Gozo

A melhor época do ano para visitar a Ilha de Gozo é entre os meses de abril e novembro, quando é possível desfrutar de temperaturas médias de 25ºC. Para os que curtem mais calor, os meses de julho e agosto oferecem os dias mais quentes, com temperaturas atingindo os 40ºC. Dezembro é o mês mais chuvoso na Ilha e janeiro é o mais frio.Ficou com vontade de viajar? Fale conosco para planejar suas viagens e aproveite para saber mais sobre nossos intercâmbios.