Tem descendência italiana? Faça um intercâmbio em busca de suas origens! - Águia Operadora

Tem descendência italiana? Faça um intercâmbio em busca de suas origens!

Newcastle – um pé na Inglaterra e outro na Escócia
1 de novembro de 2018
Intercâmbio em família – uma nova tendência de estudos no exterior
14 de novembro de 2018
Mostrar tudo

Tem descendência italiana? Faça um intercâmbio em busca de suas origens!

Quem nunca teve curiosidade em descobrir como, quando e de onde veio? Com a Águia, é possível! Se você acredita ter algum indício italiano em seu passado, esse texto é para você!

 

História

A presença italiana no Brasil não é de pouco tempo. Desde o século XIX, nosso país atraia a população da Itália, que encontrou em terras brasileiras a oportunidade de trabalhar e ter uma vida nova. Enquanto os primeiros imigrantes começaram a chegar em 1870, o ápice da imigração ocorreu entre 1880 e 1910. De acordo com estimativas da Embaixada da Itália no Brasil, cerca de 25 milhões de descendentes de italianos vivem por aqui, concentrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

Como saber se tenho?

Você não precisa ir tão longe para saber a origem de seus antepassados. Basta perguntar aos membros de sua família, que podem ter informações valiosas sobre a sua origem. O próprio sobrenome já é um excelente indicativo da sua cidadania. Outra fonte poderosa para descobrir as suas raízes e até mesmo de que região de determinado país você vem é a internet. Atualmente, existem muitos sites que realizam a pesquisa por você, como é o caso do Cognomix.

Depois ter a descendência sugerida por meio de buscas, é necessário juntar os documentos necessários que comprovem o fato. Você pode solicitar a certidão de nascimento de inteiro teor, a certidão de casamento e a certidão de óbito – se for o caso – do parente em questão no cartório da sua cidade. Ainda é exigido seguir algumas regras, como o pagamento de taxas e apresentação no Consulado Geral.

O programa

Com mais de 40 anos de trabalho, a Leonardo Da Vinci se destaca como uma das escolas mais prestigiadas da Itália, tendo sedes em Roma, Milão, Florença, Siena e Viareggio. A instituição foca no ensino do idioma combinado com a riquíssima cultura do país, promovendo até hoje um aprofundado estudo de suas ramificações.

Pensando em conectar os descendentes de italianos com seu passado, a escola conta com o inovador curso ‘’Descubra suas Origens’’, realizado apenas em Milão e tendo duração entre 2 e 12 semanas. Nele, o aluno irá usufruir de:

– aulas de língua italiana com estudantes de diferentes nacionalidades;

– história da imigração italiana;

– análise da região de seus antepassados e estudo do dialeto no local;

– pesquisa sobre as origens do sobrenome.

A escola ainda se dispõe a planejar uma visita ao local de origem com acompanhamento de professor e a auxiliar o aluno no processo de solicitação da cidadania italiana. Para cursar o programa, é necessário comprovar a descendência italiana e ter o nível Elementary A2 do idioma. O curso tem início todas as segundas-feiras e tem o máximo de 14 alunos por sala.

Que tal se aventurar nessa jornada de autoconhecimento?

 

Faça um intercâmbio para Milão cursando o Descubra suas origens!