Inglaterra além do óbvio: conheça Newcastle! - Águia Operadora
Chipre, história e belezas de Limassol
15 de julho de 2019
Relato de viagem: trabalho voluntário no Sri Lanka
31 de julho de 2019
Mostrar tudo

Inglaterra além do óbvio: conheça Newcastle!

Não vamos falar de Londres ou Liverpool, destinos supervalorizados (e com razão) na Inglaterra. Hoje, mostraremos outra cidade incrível para conhecer na terra da rainha! Cheia de história, cultura e muito entretenimento: você já visitou Newcastle?

Um pouco fora da rota turística mais popular para os brasileiros, Newcastle upon Tyne fica no norte do país, mais próxima de Edimburgo (Escócia) do que da capital. Melhor opção para quem busca sair do óbvio e se aprofundar na cultura inglesa, Newscastle é um parque de diversão para quem busca mais do que uma simples viagem.

Uma pincelada histórica

Tudo na cidade inspira acontecimentos históricos marcantes. A começar pela sua fundação e a origem do nome. Formada em torno de um assentamento romano chamado Pons Aelius, pelo século II d.C., a cidade foi incorporada ao reino anglo-saxão de Northumbria após a saída romana da Grã-Bethânia, finalizada em 410.

Passados muitos conflitos, inclusive com dinamarqueses, Robert Curthoue, filho mais velho do Rei William, o conquistador, construiu um castelo na região. A partir de então, a cidade passou a ser chamada de New Castle. Logo juntou-se o upon Tyne (sobre Tyne), mostrando a importância do rio Tyne – que corta a cidade.

Newcastle hoje

Mas e a Newcastle de hoje? A importante cidade portuária cresceu, se desenvolveu, e hoje é um centro moderno com características arquitetônicas medievais! É como se você estivesse em Edimburgo ou outra cidade escocesa, mas com o ritmo e pegada londrina. Atualmente, a cidade é casa de duas renomadas universidades inglesas: a Northumbria University e a Newcastle University. Além de abrigar inúmeras sedes corporativas do segmento tecnológico, educacional, varejo, entre outras.

Só com essas informações já podemos concluir que Newcastle é um lugar de gente jovem, com uma economia pulsante! Aliás, a cidade está entre os destinos mais acessíveis da Inglaterra, com vida noturna agitada e excelente gastronomia. Não por acaso, Newcastle é fonte de uma forte propaganda turística no Reino Unido. O próprio escritório de turismo do Reino Unido lançou uma campanha, em 2018, para promover The Great Exhibition of The North. A exibição, ocorrida entre agosto e setembro, mostrou três roteiros distintos na cidade. Veja alguns lugares e atrações para visitar em Newcastle!

Grainger Town

O coração histórico de Newcastle, com as ruas e construções mais refinadas da cidade. Assinadas pelo famoso projetista e construtor Richard Grainger, a área abriga os clássicos Theatre Royal, Grainger Market, Grey Street, entre outros.

Newcastle Castle

Construído em cima da fortificação original, responsável pelo nome da cidade, o uso defensivo do local remete à época da ocupação romana. A Fortaleza do Castelo e o Black Gate são as estruturas mais imponentes, construídas, respectivamente, pelos Reis Henrique II e Henrique III. Para visitar o castelo é necessário comprar o ticket vendido no local. Além de um tour pela construção medieval, sempre há exposições nas dependências do castelo.

Newcastle – Gateshead

Como falamos, a região de Newcastle é dividida pelo rio Tyne. A parte norte é Newcastle e a parte sul é Gateshead. Conhecida como “cidade gêmea”, Gateshead foi um importante centro da construção naval durante a Revolução Industrial. Hoje, a cidade é referência como centro de artes e ciência.  The Sage – Gateshead, por exemplo, é um centro de música inovador, dedicado à educação musical.

Pontes de Tyne

No total, as duas partes são unidas por sete pontes distribuídas ao longo do Tyne. A mais famosa e moderna é a Gateshead Millenium Bridge, reconhecida como símbolo das duas cidades (que são uma só). Projetada para permitir a passagem de navios de grande porte, é chamada de “ponte do olho piscante” pois sua calçada – feita para pedestres e ciclistas – vira de uma forma e ângulo parecidos com um olho humano.

Angel of the North

Ponto icônico para fotos em Gateshead, a escultura do designer Antony Gormely foi criada em 1998. Feita de aço, a estátua tem 20 metros de altura e suas asas têm a mesma proporção de um avião a jato, localizada no topo de uma colina.

Quayside

Às margens do Tyne, Quayside é a área do antigo cais. Hoje, o espaço abriga vários cafés, museus, lojas, pubs e bares, sendo um dos pontos mais animados da cidade.

Northumberland National Park

A 45 minutos da cidade, o Northumberland National Park é uma excelente opção de passeio para se conectar com a natureza. Com mais de 1.000 quilômetros quadrados de extensão, a área comporta a Dark Sky Reserve e a Muralha de Adriano. Ambos são lugares perfeitos para caminhar ou passear de bicicleta. Além disso, a cidade está próxima da costa de Northumberland, com ótimas opções de praias!

A Muralha de Adriano, Patrimônio Mundial da Unesco, é o monumento mais importante da antiga Britânia, a Inglaterra do tempo dos romanos. São 135 quilômetros de extensão, percorrendo toda a extensão, indo das margens do Tyne até Solway Firth, o limite norte do império romano.

Gírias de Newcastle

Para começar, as pessoas de Newcastle são conhecidas como “Geordies” pelos ingleses. Os habitantes costumam usar palavras próprias, não necessariamente pertencentes ao inglês tradicional. Por exemplo: “canny” – pode significar agradável, boa ou muito e “netty” seria o mesmo que banheiro.

 

Conheça Newcastle com a Águia Intercâmbios! Veja o grupo Águia para Newcastle 2020 e outras opções de cursos na maior cidade do norte da Inglaterra! Contate as consultoras da Águia e saiba ais informações!

 

Leia mais:

As melhores cidades para fazer intercâmbio na Inglaterra

Newcastle: um pé na Inglaterra outro na Escócia